CRECHE DE NEGÓCIOS

4 ladrões de dinheiro pra quem é autônoma e autônomo ficar de olho

Autônoma e autônomo, você não sabe pra onde tá indo o seu dinheiro? Conheça 4 ladrões de dinheiro que podem estar no seu negócio!

15h | 31 de março 2021 Por Capitã SOS

Quem acompanha o site da Me Poupe! já tem o olho beeem treinado pra encontrar os ladrões de dinheiro no dia a dia! É a multa daquela conta paga com atraso, o serviço de assinatura que você não usa, o carro do aplicativo que você pede sem necessidade...

Mas você, que tem um pequeno negócio ou é uma autônoma e um autônomo, sabia que também existem ladrões de dinheiro no seu CNPJ, que diminuem o seu lucro e podem até causar problemas bem maiores no médio e longo prazo??? Neste post, eu vou falar sobre 4 deles!

Então, já pega seu caderninho do sucesso porque, lá no fim, vai ter tarefa pra você fazer e acabar com eles de uma vez por todas!

1. A informalidade

Só de pensar em pagar imposto, tem gente que já começa a sentir uma tremedeira. E, se esse é o seu caso, as chances de você ser uma trabalhadora e um trabalhador informal são grandes. Tô certa ou tô errada???

Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

E, se é o seu caso, provavelmente é porque ainda não sabe das vantagens de ter seu próprio CNPJ. Isto é, de abrir uma empresa de verdade! Vou te contar algumas, olha só:

  • Emitir nota fiscal e aumentar sua credibilidade
  • Vender pra empresas, que costumam pagar mais!
  • Ter direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria e licença-maternidade
  • Pagar menos de 60 reais por mês de imposto e não ter nenhuma complicação mais pra frente

E anda tem mais vantagens! Clica aqui pra ver todas elas e aqui pra ver como abrir sua MEI e já acabar com esse problema.

2. Transporte

Seja pra fazer entregas, pra ir nos seus fornecedores ou pra comprar sua matéria-prima... Tem gasto aí!! E esse é um que muita gente simplesmente esquece.

E até dá pra entender o motivo. Você não coloca combustível no seu carro SÓ pra ir comprar matéria prima. Ou, se vai de transporte público, também tenho certeza que costuma já ter as passagens compradas e nunca se lembra de incluir esse valor no custo do seu produto.

Leia também: 4 dicas práticas pra economizar combustível no seu carro 

Então, se você nunca fez isso, pode ter certeza que já encontrou um desses ladrões de dinheiro. Afinal, se você gasta mais do que imagina, também lucra menos do que pensava!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

"Mas Capitã, como eu faço com as entregas então???"

Se você já pesquisou, avaliou todas as possibilidades e descobriu que a melhor forma de entregar é ir com seu próprio carro, então esse gasto já é previsto! E, inclusive, provavelmente é repassado de alguma forma aos seus clientes, né?

Nesse caso, eu recomendo que você pense muuuuito bem na logística dessas entregas, pra garantir que não vai ter vai e vem! Tirar um único dia na semana pra fazê-las também pode te ajudar a economizar combustível.

Mas tem vários serviços de entregas que podem acabar valendo a pena. Eu já listei vários deles aqui, dá uma olhada depois de terminar de ler o post!

3. Contas de consumo

Talvez você já tenha chegado sozinha e sozinho a esse próximo tópico depois que eu falei do preço do transporte. Mas existem outras contas que podem estar comendo seu lucro sem que você perceba: as contas de consumo!

São as contas de luz, internet, telefone, gás, até água! E, se você trabalha na sua casa (que é o caso de MUITA gente hoje, por causa da pandemia), talvez esteja colocando esse custo na sua conta de pessoa física. Mas ele, na verdade, é dividido com a sua pessoa jurídica!

Por isso, vale fazer uma estimativa do quanto seu negócio gasta, seja calculando o valor com base na voltagem dos equipamentos que usa, seja criando um valor aproximado por hora de trabalho. E, então, se lembrar dessas quantias na hora de precificar.

4. Embalagens

Tripulação, se você tá achando que esse tópico é óbvio, pode ler duas vezes!

Afinal, eu já perdi a conta de quanta marinheira e quanto marinheiro simplesmente ESQUECEU que o saquinho no qual coloca os brownies também tem custo, assim como a fita que amarra o saquinho, o adesivo que vai nele...

Todas essas coisas costumam ter um preço bem reduzido. Afinal, você não compra UM saquinho, mas um pacote com centenas! Não compra UMA fita, mas um rolo com muitos metros! Então, o valor fica diluído em cada unidade que você embala, e é praticamente simbólico em cada produto.

Mas você teve que comprar o saquinho, a fita e mandar fazer o adesivo, certo? E tudo isso custou dinheiro, não é??

Portanto, tem que lembrar desse valor, sim!!!!

Nathalia Arcuri brava, gesticulando com os braços, com a câmera tremendo e um filtro vermelho para dar a impressão de raiva e a legenda '#nathpistola'

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri brava, gesticulando com os braços, com a câmera tremendo e um filtro vermelho para dar a impressão de raiva e a legenda '#nathpistola'

Pensar nas embalagens é especialmente importante pra quem envia os produtos pra longe, por Correio, por exemplo. Afinal, além das medidas específicas, é preciso levar em conta o peso e a proteção do que está dentro! Então, encontrar soluções que custem menos, mas ainda contribuam pra experiência de quem vai receber, é super importante pra reduzir esse custo.

"Experiência numa embalagem, Capitã???"

É claro!! Pensa comigo: sua experiência com um produto que comprou não começa quando você usa ele, mas beeeem antes, quando ainda tá pensando em comprar. Passa pelo atendimento, pela forma de pagamento, pelo rastreamento da encomenda, pela chegada dela na sua casa e pela abertura do pacote.

Por isso, como vendedora e vendedor, quanto mais você conseguir fazer essa jornada toda ser tranquila e agradável, mais seus clientes vão perceber esse carinho todo. E então, na hora de comprar um presente pra alguém, imagina em quem eles vão pensar: você ou seu concorrente??

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

Como combater os ladrões de dinheiro do seu negócio

Talvez você tenha chegado neste ponto do texto pensando que precisa de uma forma mais eficiente de visualizar e controlar os gastos do seu negócio, né? E é claro que eu não vou permitir que uma coisa dessas aconteça!!

Por isso, tenho uma planilha criada especialmente pra você controlar os gastos da sua empresa. E, de quebra, na mesma planilha você pode controlar os SEUS gastos de pessoa física!

Clica aqui pra ver o post no qual eu explico passo a passo como utilizá-la, e fazer o download da sua!

Além disso, pra aprender a separar o seu dinheiro do dinheiro da sua empresa e fazer o planejamento dos dois, a Nath criou o treinamento Eu, Chefe de Mim! São 11 aulas que vão te ensinar o passo a passo pra por os dinheiros em ordem. Clica aqui pra conhecer!

Ah, que festa do controle financeiro!!!!

#PRATODOSVEFREM: Nath Arcuri, de pé, em um palco, com camiseta vinho. Ela está com um leque feito de notas de dinheiro falso e começa a jogar esse dinheiro para a plateia. A imagem diz: Ah, que festa!

Esse post te mostrou uma luz no fim do túnel, um buraco no casco do seu barco pra você tapar e parar de perder dinheiro?? Então, copia o link e manda pra sua colega que você SABE que tem como gastar menos e aumentar o lucro!!

Até a próxima, e lembre-se: cuidar dos dinheiros é igual cortar unha, tem que fazer SEMPRE!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados