CRECHE DE NEGÓCIOS

As 4 maiores mentiras sobre empreendedorismo

O dia da mentira já passou, mas você precisa ficar de olho aberto o tempo todo pra não acreditar nessas 4 mentiras sobre empreendedorismo!

10h | 02 de abril 2021 Por Capitã SOS

Tripulação, o dia da mentira foi ontem, mas você precisa ficar de olho aberto o tempo todo pra não cair nas ladainhas que as pessoas-âncora, aquelas que querem te puxar pra baixo, vão te contar. Afinal, assim que você falar que tá começando seu próprio negócio, vão aparecer todos os tipos de mentiras sobre empreendedorismo.

E pode ter certeza: muitas das pessoas que vão te falar essas coisas serão próximas a você, e, talvez, queiram o seu bem. Mas, na hora de te alertar sobre coisas que você precisa prestar atenção ao empreender, elas podem acabar te desestimulando com essas frases.

Por isso, eu tô aqui pra te contar exatamente o que 4 dessas mentiras sobre empreendedorismo realmente querem dizer, e te ajudar a enxergar as coisas de outra forma! 

1. Empreender é não ter chefe

Errado não tá... Tecnicamente. Mas, ao empreender, você deixa de ter chefe e passa a ter clientes! E, se você acha difícil lidar com chefe, prepare-se: lidar com clientes pode ser mais difícil ainda.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

Afinal, o chefe é - pelo menos na teoria - alguém que deve guiar o seu trabalho, te orientar para buscar resultados. Já o cliente é a pessoa pra quem você vai prestar um serviço ou vender um produto, e há boas chances dela ser MUITO mais exigente do que o chefe do qual você se livrou.

Por isso, você precisará sempre se esforçar pra entregar até mais do que ela espera, resolver todos os problemas que surgirem da melhor forma e com muita rapidez, criar novas soluções pros problemas que ela ainda nem sabe que tem... 

Tá achando trabalhoso? Então, é hora de você ouvir a segunda mentira.

2. Quem empreende trabalha muito menos

Essa é, provavelmente, uma das mentiras sobre empreendedorismo mais comuns! E o pior é que, muitas vezes, ela é uma mentira que a própria pessoa que quer começar um negócio conta pra si.

"Se eu tivesse meu negócio, ia folgar todas as segundas-feiras!"

"Quando eu começar a empreender, vou trabalhar só de manhã e tirar as tardes de folga!"

"Com certeza, quando eu for CEO, vou trabalhar só quando eu quiser!!"

SÓ QUE NÃO!!

Nathalia Arcuri dizendo "claro que não!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo "claro que não!"

Na maioria das vezes (e só não digo que são TODAS porque eu não conheço todas as empreendedoras e empreendedores do mundo), empreender significa trabalhar MAIS! Afinal, especialmente no começo, você vai ter que cuidar, além do desenvolvimento do produto ou do serviço, do marketing, da logística, do financeiro, do administrativo, do atendimento...  Especialmente se você for autônoma e autônomo.

Em outras palavras, existem um monte de motivações pra você começar seu próprio negócio. Mas trabalhar menos não é uma delas. 

 

3. Precisa ter muito dinheiro pra empreender

Essa aqui você já sabia, vai??? Afinal, eu já te contei algumas vezes aqui no blog do SOS Me Poupe! que dá, sim, pra começar a empreender com pouco ou até NENHUM dinheiro.

Neste post aqui, eu te falei como você pode fazer isso! Ou melhor, nele, você vai descobrir como encontrar qual é a coisa que você faz bem, a motivação real pra começar seu negócio (já que "me livrar do chefe" e "trabalhar menos" já saíram da sua lista, né?) e até como conseguir a ajuda de pessoas próximas.

"Capitã, mas eu tô pensando em como EU vou me manter enquanto o negócio não dá lucro..."

Ahhh, então a questão é outra: reserva de emergência! Sem ela, não dá pra dar o pé na bunda do seu chefe MESMO. Mas ainda tem outras coisas que você tem que resolver antes de fazer essa mudança de carreira, e eu te contei todas elas neste outro post aqui.

É sério, marinheira e marinheiro: nada de meter o louco e pedir demissão antes de ler esse texto com muita atenção e, principalmente, colocar todos os pontos em prática!

#PARATODOSVEREM: Rosto de mulher jovem, branca, cabelos longos e escuros chamada Nathalia Arcuri, com dedo no olho, dizendo "DE OLHO"

4. Não vai dar certo!

De todas as mentiras sobre empreendedorismo, essa é a mais perigosa delas. Afinal, é a que você tem mais chances de acreditar sem nem questionar.

Lembra lá no começo do post, que eu falei que as pessoas-âncora muitas vezes são pessoas próximas, que se importam com você e querem o seu bem?

Então, essas pessoas, às vezes, vão falar essas coisas tentando te ajudar. De acordo com o IBGE, 21% das empresas fecham depois do primeiro ano, e 60% fecham antes de cinco anos de vida!

Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

E por que eu tô te falando isso? Pra te lembrar que existem, sim, chances do seu empreendimento fechar. Mas também pode ser que você esteja nos 40% que NÃO fecham! E, pra aumentar as suas chances de estar nesse segundo grupo, você vai ter que aprender muita coisa: desde TUDO sobre o mercado onde você está, até a fazer a administração correta e saudável do seu negócio.

O lado bom é que, em primeiro lugar, você pode aprender tudo isso, sim. O lado ainda melhor é que, aos poucos, você ainda pode ir contratando pessoas pra te ajudarem a manter tudo em ordem nos bastidores e poder focar no que faz de melhor: oferecer os melhores produtos e serviços pros seus clientes. E aí a sua empresa vai crescendo cada vez mais!

AH! Mas eu também preciso te alertar que tem pessoas-âncora que NÃO querem o seu bem, tá? São pessoas que não têm a sua coragem e sua determinação pra ir atrás dos seus sonhos. Dessas, você pode se afastar sem dó! Com as outras, tente evitar tocar no assunto quando elas estiverem por perto.

A Nath já fez um vídeo contando como se livrar desse tipo de gente. Dá uma olhada:

https://www.youtube.com/watch?v=ykVtpa0Le88

Você já ouviu alguma dessas mentiras? Pior ainda: acreditou em alguma delas??

Então, pode pegar o link desse post e mandar em todos os grupos que você participa, porque eu tenho certeza que tem muita gente acreditando nelas também!

Até a próxima, e lembre-se: não é porque o dia é da mentira que você vai acreditar em tudo que te falarem!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados