ESTRELAS

5 conselhos de Caito Maia pra quem tá começando a empreender

Veja 5 grandes conselhos do fundados da Chili Beans, Caito Maia, pra quem tá dando os primeiros passos no próprio negócio!

16h | 08 de abril 2021 Por Capitã SOS

Tripulação, você sabe o quanto é importante conversar e ouvir pessoas que já passaram pelo que você está passando com o sue negócio, né? É assim que você encontra inspiração e até saídas pra problemas que você achava que não tinham solução! Por isso, no post de hoje, eu reuni alguns dos conselhos mais valiosos que Caito Maia, o fundador da Chili Beans, dividiu lá no Me Poupe 89 - e que você pode ouvir na íntegra no PoupeCast, que também estará no fim deste post!

Eu não sou boba, né, marinheira e marinheiro?? Sei que, se colocar agora, você não vai prestar atenção no que eu separei pra você. São 5 conselhos pra quem tá começando o próprio negócio, e que ele mesmo aplica na prática na Chili Beans. Ou seja: confia, que eles podem fazer a diferença pra você!! 

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

1. Lembre-se das pessoas

Ninguém chega muito longe sozinha e sozinho, tripulação! E eu já te falei várias vezes da importância de ter parcerias pro seu negócio, então você já sabe como é essencial ajudar os outros... E ter quem te ajude, também. 

Mas isso não vale só pra quem tá do lado de fora. Pelo contrário!!! Pode ser que, hoje, você seja autônoma e autônomo, mas seu negócio pode muito bem crescer a ponto de você terceirizar algumas tarefas! E, assim, vai precisar contratar mais pessoas pra fazer com que ele cresça. Conforme ele cresce, mais pessoas precisarão ser contratadas. E por aí vai!

É nessa hora, tripulação, que você vai pensar na sua Capitã falando pra você se lembrar das pessoas. Valorizar quem te ajuda todos os dias a cumprir a missão do seu negócio é essencial pra ser uma boa gestora e um bom gestor! E, com uma boa gestão, seus funcionários vão levar sua empresa cada vez mais longe também.

2. Até das que estão fora!

O Caito Maia tem um estilo bastante humanizado de olhar pra negócios. Então, presta atenção nesse lembrete aqui...

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz "PRESTA ATENÇÃO"

Um cliente é uma PESSOA!

E estar próxima e próximo dele também é essencial pra saber o que ele quer e entregar a melhor solução possível, da melhor forma que puder. Por isso, lembre-se de praticar a escuta ativa com seus clientes - isto é, de realmente ouvir tudo que ele diz, e até o que não diz.

"Como assim o que ele não diz, Capitã??"

Vamos supor que você venda bolos de pote na frente de um edifício de escritórios. Então, um cliente que sempre compra de você comenta que se sente até mal de tanto que gosta do seu produto, porque cada vez que compra joga o pote fora e gera mais lixo. Com esse comentário, você já sabe que essa pessoa se importa com essa causa! Então, por que não fazer bolos em potes que possam ser reaproveitados, como potes de vidro, e até dar um desconto na próxima compra pro cliente que te devolver os potes.

Essa é uma forma de humanizar o atendimento ao cliente e incorporar um diferencial nas suas vendas que com certeza vai ser aprovado pelos seus clientes!

3. Fique de olho na demanda reprimida

Falando em escuta ativa e ficar de olho nas necessidades dos clientes, tem uma dica pro futuro também!

A pandemia reduziu a demanda por produtos e serviços de MUITAS áreas. Mas ela não vai durar pra sempre! E, quando ela terminar, é possível que exista uma demanda reprimida enorme pelo que você oferece. Ou seja: pode ser que, no futuro, seu produto ou serviço volte a se tornar uma GRANDE oportunidade de negócio!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo "quem tá chocada sou eu"

E eu sei o que você tá pensando... "Legal, Capitã, mas eu preciso pagar as contas AGORA!" 

CLARO! E, aqui no blog do SOS Me Poupe!, tem muita informação pra te ajudar nisso.

Mas não jogue fora todo o trabalho que você teve antes da pandemia. Assim, na hora que essa demanda reprimida chegar, você terá tudo bastante encaminhado pra atendê-la!

4. As pessoas são boas (mas falam besteira também)

Essa informação pode ser chocante: a maior parte das pessoas são boas!

"Ah, tá, Capitã, conta outra..."

É sério, tripulação! É claro que tem aquelas que podem tentar te enganar, mas acredita em mim: a maior parte das pessoas que se aproximarem de você quer o seu bem. Nem que seja pra ganhar junto, por meio de uma parceria!

Por isso, é importante se proteger das que são ruins - e, se alguém já puxou o seu tapete e hoje você acha difícil de confiar em outras pessoas nos negócios, você sabe bem do que eu tô falando. Mas essa proteção não pode significar que você vai se fechar totalmente pras outras. Afinal, ao fazer isso, você pode acabar se fechando também pra oportunidades incríveis!

Mas... Tem outro conselho do Caito Maia que pode entrar aqui: as pessoas boas, mas também falam besteira, e você precisa saber filtrar!

Um exemplo que ele deu no Me Poupe 89 foi um papo que ouviu, há alguns anos, de que as lojas físicas deixariam de existir, porque seria tudo online. E era pra todos os varejistas se prepararem pra isso... Só que nunca aconteceu! O que o Caito vê, hoje, é uma loja física que traz uma experiência que é complementar à da compra online.

Portanto, acredite que as pessoas são boas e querem ajudar, mas também saiba escolher o que é e não é importante e útil pra você e pro seu negócio.

Quer ver alguns outros exemplos? Neste vídeo, a Nath conta de algumas frases burras que ouviu de pessoas inteligentes: 

5. Foco e determinação

O próprio Caito Maia já falou, em algumas entrevistas, que não se considera um cara talentoso, mas sim muito dedicado. E essas duas palavras são, segundo ele, a receita do sucesso: foco e determinação!

Afinal, são essas duas coisas que vão te ajudar a superar os obstáculos e encontrar saídas em momentos que parecem sem solução - como o que vivemos por causa da pandemia, por exemplo.

Mas ATENÇÃO! Isso não quer dizer ser teimosa e teimoso e insistir em algo que não tem dado resultado!! Você pode mudar a rota e manter seu foco e sua determinação, por exemplo, descobrindo um jeito diferente de vender, oferecendo pra outro público, abrindo um outro canal de vendas...

Entrevista: Nath Arcuri e Caito Maia

Gostou desses cinco conselhos, tripulação?? Então, dá o play aqui embaixo pra ouvir do começo ao fim a participação do Caito Maia no Me Poupe 89, porque tem MUITO mais de onde esses saíram!!

Agora, que tal copiar o link desse post e mandar pro seu ex-colega de trabalho que tá começando a montar o próprio negócio? ;)

Até a próxima e lembre-se: a maior parte das pessoas é boa!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência conosco. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade