CRECHE DE NEGÓCIOS

5 filmes para empreendedores encontrarem inspiração

Até no cinema, você pode encontrar alguma ideia em histórias de empreendedorismo e superação. Veja 5 filmes para empreendedores se inspirarem!

12h | 06 de novembro 2020 Por Capitã SOS

Tripulação, eu ADORO trazer histórias de empreendedorismo da TV e do cinema aqui no blog! Já falei de séries pra empreendedores e, no post de hoje, vou listar 5 filmes para empreendedores se inspirarem.

Afinal, eu acredito que sempre tem alguma ideia que a gente pode tirar ao ouvir uma história de empreendedorismo e superação, mesmo que essa história seja fictícia. Mas, na lista de hoje, coincidiu da maioria ser baseada em fatos reais: tem até o filme que conta a história da fundação do McDonald's e o começo da carreira do Walt Disney!

Então, corre colocar a pipoca pra estourar enquanto eu conto sobre cada um dos filmes para empreendedores que selecionei, e o que você pode aprender com eles:

1. O Fundador

O filme que conta sobre a fundação do McDonald's também mostra que nem tudo foram flores. Pelo contrário! Ele mostra como a trajetória de Ray Kroc pra fundar a rede de lanchonetes foi cheia de manobras que são bastante questionáveis do ponto de vista da ética.

No entanto, dá pra tirar alguns ensinamentos. Kroc, que era vendedor ambulante, tinha uma visão de empreendedorismo acima de tudo. Por isso, foi ele quem identificou a oportunidade de crescer a lanchonete dos irmãos McDonald com um modelo de franquias que funcionasse.

Também encontrou soluções inovadoras pra diversos problemas que foram surgindo, como o armazenamento do sorvete para fazer milkshake e até a incorporação de uma empresa imobiliária pra ajudar as franquias. Foi buscando soluções totalmente fora da caixa - e que às vezes pareciam impossíveis - que ele conseguiu dar início à rede!

Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

2. O Estagiário

Apesar de ser uma ficção, é um daqueles filmes para empreendedores que traz reflexões tanto pra quem está começando agora como pra quem já tem uma carreira!

Quando uma startup contrata um senhor como estagiário, a CEO da empresa tem suas dúvidas sobre o quanto ele poderia ajudar. No entanto, aos poucos ele mostra que, apesar de sua experiência profissional ser em uma área que mal existe hoje - listas telefônicas - , suas habilidades podem ser muito bem aproveitadas no novo emprego!

Com o personagem de Robert DeNiro, o filme mostra que não há idade pra recomeçar numa nova carreira. Além disso, toda experiência que você já teve pode somar em um lugar novo!

Por outro lado, a CEO da empresa, interpretada por Anne Hathaway, também dá o exemplo: ela conhece TUDO sobre o seu produto e cada etapa que o cliente passa pra fazer a compra! Das fotos que estão no site à forma de embalar, ela põe a mão na massa e faz questão de ensinar a equipe pra garantir que tudo está perfeito. E isso é parte do motivo pelo qual ela tem tanto sucesso!

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri, em foco, aponta um dedo próximo ao olho e diz "De olho"

3. Walt Antes de Mickey

O próprio título já conta: o filme é a história de Walt Disney antes da fundação da Disney, ou seja, é o início da carreira dele. Por isso, mostra vários obstáculos e situações aparentemente sem saída que enfrentou e conseguiu superar.

Uma das principais foi uma rasteira de direitos autorais que levou. Sua distribuidora, que era dona dos direitos de um personagem no qual ele e seu estúdio de animação estavam trabalhando, levou a ideia pra um concorrente. Nessa situação, Walt teve um estalo: ele percebeu que poderia criar um personagem do zero e ter totalmente os direitos autorais dele! Esse personagem foi inspirado em um rato que vivia no celeiro onde ele trabalhava.

Já sabe que personagem é, né?!

O início da carreira de Walt Disney mostra que, além de ser muito boa e muito bom no que você faz, ter um olhar empreendedor faz toda a diferença! Afinal, ele poderia continuar fazendo animações com personagens que já existissem... Mas, sem o Mickey, provavelmente nem saberíamos o nome dele hoje.

Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando "uau!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando "uau!"

4. Joy - O Nome do Sucesso

Também baseado em uma história real, o filme conta a história de Joy Mangano, uma americana divorciada que vive com os filhos pequenos e os pais também divorciados, é sempre humilhada pela irmã por conta de seu divórcio e tem um trabalho estressante numa companhia aérea.

No entanto, sua vida começa a mudar quando, ao se machucar limpando cacos de vidro com um esfregão tradicional, ela decide inventar um esfregão novo, que se limpa sozinho! Apesar de ter um produto revolucionário em mãos, ela tem dificuldades em conseguir vendê-lo e até enfrenta problemas com patentes que já existiam de produtos parecidos com o dela.

Tudo começa a mudar quando ela consegue convencer o apresentador de um programa de vendas a deixá-la demonstrar o produto: isso gera uma conexão imediata com as donas de casa que estavam assistindo e faz com que seu esfregão vire um sucesso de vendas!

Joy mostra como fazer as parcerias certas pro seu negócio é essencial, e como os parceiros errados podem acabar com um bom negócio. Além disso, mostra a importância de conhecer seu produto e seu público-alvo. E, por fim, inspira toda mulher a acreditar em si mesma e em sua capacidade de, por meio de suas ideias, mudar de vida.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri sorrindo, com cara de orgulhosa

5. Moneyball — O Homem que Mudou o Jogo

Pra terminar a lista de filmes para empreendedores, este também é baseado numa história real. Ele mostra como você não precisa ter muito dinheiro pra ter resultados incríveis!

"Capitã, isso parece bastante com a minha situação!!!!"

RÁ! Então, já vou te dar o ensinamento logo de cara. O que você precisa é saber o que procura e ter uma estratégia pra chegar lá usando o que tem.

Em Moneyball, Billy Beane é o gerente de um time de beisebol. Após perder uma partida importante, ele perde seus principais atletas e ainda sofre um enorme corte no orçamento. Ainda assim, ele precisa montar um time para o próximo campeonato!

Então, ele conhece uma ferramenta que mostra dados de jogadores e confia nela pra montar sua estratégia de vitória. No começo, ele é muito criticado, com o time sofrendo muitas derrotas. Mas, ao longo do campeonato, conseguem até chegar na final! Só não vou contar o que acontece aí porque já dei spoiler demais, né?!

E a minha intenção não é estragar o filme, tripulação, mas mostrar que tem lições a serem aprendidas aqui. No caso, Moneyball mostra que, com uma estratégia bem estruturada, você pode chegar muito longe mesmo começando praticamente do zero.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando para a câmera e piscando com um olho só

E então, marinheira e marinheiro, gostou dessas ideias de filmes para empreendedores pra assistir nesse fim de semana?! Então, já clica aqui pra mandar no grupo da família avisando que VOCÊ vai escolher o que assistir dessa vez!

Até a próxima, e lembre-se: às vezes, a resposta que você procura vem de onde você menos espera.

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados