CRECHE DE NEGÓCIOS

5 lições de 2020 para autônomos e para quem tem um pequeno negócio

2021 já tá começando a aparecer lá no horizonte... Então, vem olhar para o ano que está acabando pra ver as lições que seu negócio precisa levar de 2020!

15h | 04 de dezembro 2020 Por Capitã SOS

Tripulação, já vejo no horizonte o ano de 2021... E ouvi você falar "finalmente!!!", tá? Mas, antes que o ano acabe, eu preciso te contar 5 lições que 2020 deixou pra quem é autônomo ou tem um pequeno negócio, como você!

E, não, não tô de papo motivacional. Mas você provavelmente percebeu, ao longo deste ano, que muita coisa precisou mudar rápido pra manter os negócios funcionando. E muitas dessas coisas não serão passageiras! Por isso, neste post vou te contar as 5 lições que você TEM que levar de 2020 pra 2021, pra garantir que você vai continuar surfando nos negócios, e não tomar um caldo.

Já tá com o caderninho da riqueza na mão? Ótimo! Porque, hoje, eu quero que você leia e vá pensando no que já incorporou nos seus negócios. Vai anotando tudo e, lá no fim, veja a lista inteira pra avaliar o quanto ele se desenvolveu em 2020!

1. Digitalize já!

Quem não via as redes sociais e plataformas virtuais como uma forma muito importante pra divulgar o próprio negócio, conseguir mais clientes e ganhar mais dinheiro, provavelmente viu isso na marra em 2020!

Então, muita gente precisou correr pra aprender como isso tudo funciona e como o próprio negócio pode aproveitá-las. E não tô falando só de Instagram ou WhatsApp! Mas também não tô tirando eles da conta... Afinal, quem é marinheira e marinheiro de longa data aqui do SOS Me Poupe! já sabe da importância deles, e até aprendeu a ganhar dinheiro com os dois.

#PRATODOSVEREM: Nath em um estúdio dizendo: "muito dinheiro"

"Capitã, eu cheguei agora!! Me ajuda!!!!"

OPA! É claro que ajudo. Neste post aqui, eu te mostro o passo a passo pra usar o Instagram E o WhatsApp pra fazer vendas. E, nesse, eu te ensino a criar listas de transmissão pra vender mais! Quer mais? A Ana Tex, especialista em marketing digital pra negócios, também já deu 7 dicas pra vender pelo Instagram neste post!

Mas, como eu falei que existe mais do que Instagram e WhatsApp pra você ser vista e visto na internet, você também pode aproveitar as vitrines e lojas virtuais. As vitrines são gratuitas e servem pra você expor seus produtos e serviços.

Quer um exemplo? O SOS Me Poupe! É só fazer seu cadastro neste link pra começar a mostrar o que você vende pra milhares de mepoupeiras e mepoupeiros do Brasil inteiro.

Já as lojas virtuais costumam cobrar uma porcentagem nas suas vendas, mas elas cuidam também do pagamento e até ajudam no envio. Nesse post aqui eu contei quais são algumas das principais plataformas de lojas virtuais,  também dei dicas pra você abrir a sua loja virtual e vender até dormindo!

Moral da história: opção não falta pra você levar seu negócio de uma vez por todas pra internet. E, entre as lições de 2020, ficou comprovado como isso é importante!

Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

2. Delivery

O delivery foi a salvação de muito restaurante e muito bar durante a pandemia. Até os que nunca tinham pensado em entregar na casa dos clientes descobriram formas de fazer isso.

Mas outra coisa que a agente entendeu foi que delivery não precisa ser exclusividade de quem aparece nos aplicativos de entrega. Afinal, tem MUITOS pequenos negócios que também começaram a fazer entregas e, assim, continuaram operando - e lucrando, mesmo com a quarentena.

Se você ainda tá tentando descobrir um jeito de incorporar as entregas no seu negócio, ou quer ver se tem alguma opção que seja mais em conta ou mais rápida, eu fiz esse post aqui com várias opções, inclusive pra você avaliar como fica a cobrança do frete.

3. Pagamentos digitais

Com o isolamento e o distanciamento social, ficou mais difícil receber pagamentos em dinheiro, né? Mas não é nem necessário mais fazer isso. Afinal, existem MUITAS empresas que permitem enviar e receber dinheiro pela internet: são os tais dos pagamentos digitais!

Além de serem muito cômodos e rápidos, esses meios ainda têm outra vantagem: permitem aceitar cartão, mesmo que você não tenha uma maquininha. É tudo online! Você só precisa mandar um link pelo WhatsApp pro seu clint, ou então um email.

Muito simples, seguro e rápido!

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

Quer saber mais sobre pagamentos digitais e até ver algumas opções de empresas? Neste post, eu conto tudo isso!

"Capitã, mas não dá na mesma com transferência bancária???"

Não exatamente, tripulação! Afinal, transferência bancária pode demorar mais pra cair, além de exigir que a pessoa tenha todos os seus dados e até pague alguma taxa... Além disso, talvez ela prefira pagar de outra forma mesmo, parcelar... Os pagamentos digitais permitem até fazer isso, e não muda nada pra quem tá vendendo.

Mas vale lembrar que em 2020 surgiu uma nova forma de pagamento que facilita também as transferências: o Pix! Com ele, você pode mandar e receber dinheiro a qualquer hora e em qualquer dia, totalmente de graça. E também funciona pra quem tem conta jurídica, ou seja, pequenos negócios também podem aproveitar tanto pra recebr dinheiro das vendas, como pra pagar fornecedores.

Eu já expliquei como funciona o Pix pra quem tem CNPJ neste post. Se você ainda não tá usando, vai AGORA ler porque esse post pode te ajudar muito no dia a dia do seu negócio!

4. Reserva de emrgência

"Lá vai a Capitã falar de novo de reserva de emrgência..."

Ah, mas vou MESMO! Eu falo quantas vezes precisar até você entender que reserva de emergência é algo ESSENCIAL tanto pro seu bolso, como pro bolso da sua empresa. E, em 2020, muita, mas MUITA gente mesmo sentiu na pele o quanto isso é verdade... Afinal, quando a quarentena chegou, acompanhada da pior crise das últimas décadas, muitos negócios não conseguiram segurar as pontas sem ter a entrada de dinheiro de sempre. :(

Portanto, se você ainda não começou a fazer a reserva de emergência da sua empresa, pode começar agora mesmo. Em primeiro lugar, claro, é preciso ter planejamento! Você sabe o quanto sua empresa custa pra funcionar? Ou o quanto ela recebe por mês? Você tem um salário?

Se a resposta pra todas as perguntas foi NÃO... Espera um pouco, deixa eu respirar fundo aqui.

Inspira.... Expira... Inspira... Expira...

Nathalia Arcuri brava, gesticulando com os braços, com a câmera tremendo e um filtro vermelho para dar a impressão de raiva e a legenda '#nathpistola'

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri brava, gesticulando com os braços, com a câmera tremendo e um filtro vermelho para dar a impressão de raiva e a legenda '#nathpistola'

Pode parar tudo neste exato momento e descobrir, marinheira e marinheiro! Todas essas respostas são importantíssimas pra garantir a saúde financeira do seu negócio.

Eu sei, eu sei que você agora tá até suando pensando que não sabe por onde começar... Mas EU, sua Capitã preferida, descobridora dos sete mares e salvadora de pequenos negócios, sei! Portanto, dá uma lida nesse post aqui, baixa a planilha e começa a preencher tudo. Eu tenho certeza que isso vai te ajudar!

Além disso, a Me Poupe! tem um curso exclusivo pra você que é autônoma e autônomo e quer se livrar da insegurança financeira com o seu negócio. É o Eu, Chefe de Mim, e, com ele você vai aprender a fazer um planejamento financeiro, além de aprender técnicas pra conseguir mais clientes e até cobrar mais!

5. Sempre tem o que aprender

Talvez a grande lição de 2020 seja que a gente, definitivamente, não sabe de tudo. E, por isso, é essencial que a gente sempre esteja de olho nas oportunidades de aprender mais!

Seja um curso, seja uma conversa com alguém que você admira, a análise de um concorrente... Quem se manteve atento e curioso durante o ano com certeza viu os negócios atravessarem 2020 com um pouco menos de sufoco e mais de direcionamento.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando para a tela com a Margarete e falando "duvida?"

Portanto, para 2021, não esqueça: se aprimorar não é apenas uma recomendação. É praticamente uma obrigação pra quem quer ter sucesso! Afinal, ser boa e bom no que você faz é o mínimo. Você tem que ir além pra se destacar.

Mas é claro que eu também já trouxe várias opções de cursos e livros pra te ajudar nessa, tripulação! E, pra facilitar sua vida ainda mais, eu vou te contar agora mesmo quais foram eles: já falei sobre cursos de atendimento ao cliente, marketing digital e empreendedorismo. O melhor: todos eles são GRÁTIS!

Além disso, pra quem quer ter na cabeceira vários livros pra ajudar nos negócios, também já fiz uma lista de livros de vendas e uma de empreendedorismo.

É pra começar 2021 com a cabeça cheia de novas ideias, e aplicá-las ao seu negócio!

#PRATODOSVEFREM: Nath Arcuri, de pé, em um palco, com camiseta vinho. Ela está com um leque feito de notas de dinheiro falso e começa a jogar esse dinheiro para a plateia. A imagem diz: Ah, que festa!

E então, como ficou sua listinha até agora??

Já conseguiu identificar o que já melhorou e o que ainda pode melhorar nos seus negócios? Então, pega esse post e manda pra todo mundo que você sabe que sofreu em 2020 pra manter as portas abertas (literalmente ou não!). Tenho certeza que tem ideias aqui que podem ajudar ainda mais em 2021!

Até a próxima, e lembre-se: camarão que dorme na praia, a onda leva.

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados