CRECHE DE NEGÓCIOS

6 séries para empreendedores que podem inspirar e trazer novas ideias

Veja uma lista com sete das minhas séries preferidas para empreendedores, com lições sobre empreendedorismo de vários jeitos diferentes!

17h | 01 de outubro 2020 Por Capitã SOS

Marinheira e marinheiro, já parou pra pensar no quanto seus negócios podem ser influenciados por TUDO que acontece com você? Não apenas a sua história de vida, mas os livros, filmes e séries também podem trazer inspiração e ensinamentos importantes pra empreendedoras e empreendedores.

Por isso, eu listei aqui sete das minhas séries preferidas que trazem lições sobre empreendedorismo de vários jeitos diferentes. Tem de tudo: ficção, histórias baseadas em fatos reais e até reality show! E eu tenho certeza: tem pelo menos uma aqui que você ainda não viu, ou então nunca tinha pensado sobre ela dessa forma.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri empolgada, abanando os sovacos com notas falsas de dinheiro

1. Gigantes da Indústria

Essa série é curtinha, com apenas 4 episódios, mas é MUITO interessante! Afinal, ela conta a história dos empresários que mudaram o rumo dos negócios, da indústria e da economia dos Estados Unidos - e do mundo. Você consegue imaginar como seria sua vida hoje sem carros, ou sem lâmpadas em casa? Essas são apenas duas das invenções que os homens retratados na série trouxeram!

"Capitã, e o que eu vou aprender vendo uma série documental sobre coisas que foram inventadas a um século...?"

Tripulação, toda invenção vem pra atender a uma necessidade. Mas você já sabe disso, né? Em Gigantes da Indústria, você vai ver como foi que essas figuras históricas identificaram essas oportunidades, as colocaram no mercado e até os ricos que correram ao tomar decisões difíceis pros seus negócios.

2. Girlboss

Baseada numa história real, é uma das séries pra empreendedores mais conhecidas! Ela tem somente uma temporada e mostra como uma mulher muito jovem criou um negócio milionário na internet em pouquíssimo tempo. A inspiração é a Sophia Amoruso, criadora do site Nasty Gal, que começou como um brechó online e se tornou uma empresa avaliada em 350 milhões de dólares!

Então, na versão da série, a protagonista, que também chama Sophia, segue um caminho parecido. Ela não se dava bem em nenhum emprego e descobriu que poderia vender roupas usadas, que comprava muito barato em brechós, pela internet.

Portanto, Girlboss inspira ao mostrar como uma mulher pode criar um negócio milionário do nada, mas também como aprender com os erros é essencial pra manter o negócio funcionando.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri arrumando o cabelo e segurando uma nota de 100 reais enquanto fala "não sei se te contaram"

3. A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Falando de mulheres empreendedoras, eu simplesmente não tinha como não falar dessa série aqui!

Ela também é baseada numa história real: a Madam C.J. Walker foi a primeira milionária negra dos Estados Unidos, que foi de lavadeira de famílias ricas do sul do país a empreendedora, criadora de seu próprio produto para cabelos crespos. Em alguns anos, Walker tinha consultoras e vendedoras em todo o país, além de salões de beleza especializados em cuidar de mulheres negras.

Aliás, muita gente já comentou que a história dela lembra a da Zica Assis, fundadora do Beleza Natural, que apareceu no primeiro episódio da série Mulheres que Mudam o Mundo. Já assistiu? Se não, pode separar meia horinha aí que eu GARANTO que vai te inspirar também:

4. The Office

Essa série é uma comédia e, por isso, ela é absurda muitas vezes. Afinal, tem funcionários pouco motivados, um líder egocêntrico e situações que servem como péssimo exemplo pra quem tem sob seu comando um time com personalidades tão diferentes.

"Capitã, e o que ela tá fazendo numa lista de séries para empreendedores?"

Marinheira e marinheiro, entre tantos bons exemplos, The Office pode ser vista como um exemplo do que NÃO fazer!

Mas, apesar disso, ainda há momentos realmente inspiradores, que mostram como os funcionários se importam uns com os outros e tentam se ajudar. Além disso, há momentos em que se percebe que, de fato, eles são bons vendedores, que sabem identificar as necessidades dos clientes e dar todo o suporte, inclusive após a venda. E isso pode acabar te trazendo novas ideias pras suas vendas também!

5. Shark Tank

Muitas vezes, pessoas que têm pequenas empresas ou invenções inovadoras precisam de investidores pra fazer a ideia decolar. Por isso, no Shark Tank, elas têm uma oportunidade única: apresentar suas ideias pra uma banca de potenciais investidores e sair de lá com um negócio fechado!

Mas não é tão simples. Afinal, os investidores precisam saber TUDO sobre o negócio: qual o plano de negócios? Em quanto tempo dará lucro? Como foi feita a pesquisa de mercado pra chegar no produto? E, tripulação, o que tem de gente que se enrola ao falar sobre a própria empresa ou o próprio produto...

Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

Por isso, assistir Shark Tank pode trazer ótimas ideias pro seu negócio. E você nem precisa estar de olho em um investimento de milhares de reais: seja pra ficar de olho e aprender técnicas de vendas, seja pra descobrir o que faltou no planejamento da sua empresa, eu garanto que tem algo pra você aprender aqui.

6. Chef's Table

"Capitã, não viaja! O que tem a ver um programa de culinária com séries para empreendedores????"

Opa, calma lá, tripulação! Chef's Table não é um programa de culinária, é um programa sobre os chefs. E, se você ainda tá pensando que não tem nada a ver, nunca viu um chef falando de um prato que ele criou. Afinal, essas são pessoas que têm uma paixão tão grande pelo que fazem, um orgulho tão evidente pela profissão, uma visão tão certeira pra abrir o próprio restaurante, que não tem como não se inspirar.

Mas não são só flores, ou melhor, comidas bonitas, tá? Ou seja, tem muito erro, aprendizado e persistência no caminho desses chefs até o sucesso que têm hoje.

Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

Viu só? Nem tudo precisa ser EXATAMENTE sobre empreendedorismo pra você tirar lições valiosas e inspirações pro seu próprio negócio!

Então, manda esse post pra sua amiga viciada em séries que tá sofrendo pra fazer o próprio negócio decolar! Não duvido nada que, nessa lista de séries para empreendedores, tenha uma que ela já assistiu, mas não viu dessa forma!

Até a próxima, tripulação, e não se esqueça: o que te entretém também pode te ensinar!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência conosco. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade