CRECHE DE NEGÓCIOS

Alguém copiou sua ideia de negócio? Leia este texto!

Alguém copiar a sua ideia de negócio não quer dizer que ela não vai dar certo! Veja os motivos pra continuar acreditando e trabalhando nela!

14h | 17 de junho 2021 Por Capitã SOS

Xiii, já sei o que você tá sentindo: com raiva, inconformada e inconformado, se sentindo uma pessoa injustiçada! É ou não é? Afinal, lidar com alguém que não apenas se inspirou na sua ideia, mas copiou MESMO, é complicado. Mas não precisa ser tão sofrido!

E, neste post, eu vou te contar uma outra forma de ver essa situação, e explicar o porquê que ela não significa que VOCÊ perdeu a sua oportunidade.

Se ajusta aí na cadeira e respira fundo três vezes, que eu sei que você tá com os nervos à flor da pele. E eu garanto: até o fim do texto, você vai estar se sentindo muito mais confiante! Mesmo que ainda esteja com raiva. 

Ninguém copia ideia ruim

Vamos ser sinceros, tripulação: se alguém copiou sua ideia, é porque ela é boa. Ninguém que vê algo ruim pensa em se inspirar nessa coisa pra fazer também! 

Portanto, se isso aconteceu com você, já tem um lado mais positivo pra ver: você não foi a única pessoa que viu nessa oportunidade uma verdadeira forma de ganhar dinheiro.

"Capitã, mas EU quero ganhar dinheiro com a minha ideia!"

CALMA! Acabei de falar pra você respirar fundo, não falei? Respira mais uma vez, que eu preciso que você se acalme pra continuar lendo.

Nathalia Arcuri falando "calma!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri falando "calma!"

Só você vai realizar do seu jeito

Você reparou que eu falei "se inspirar" ali em cima? Foi de propósito, claro. Afinal, é muito difícil que outra pessoa execute a ideia exatamente do mesmo jeito que você! Por isso, outra forma de encarar essa situação é como se você tivesse inspirado a outra pessoa.

Existe algo que vem grudado nas nossas ideias que é a nossa essência, e não dá pra ninguém copiar isso. Ou seja, o que você imaginou lá no fundo, a forma como pensou em tudo! Exatamente pra quem é seu produto ou serviço, que tipo de problema específico você quer resolver, como você vai lidar com cada etapa do atendimento, até a sua paixão pelo negócio... É impossível fazer igual.

E é aí que está o seu maior diferencial. Afinal, juntinho da essência, está a experiência que você vai oferecer pros seus clientes. A outra empresa também vai oferecer uma experiência, e ela pode ser bem parecida... Mas não será a mesma.  

Portanto, o fato de alguém ter bebido da sua fonte não significa que você precisa jogar sua ideia no lixo. Até porque...  

Concorrência é uma coisa boa!

"Capitã, você ficou doida? Como pode ser bom ter alguém competindo comigo??"

Marinheira e marinheiro, você tem muito a ganhar com uma boa concorrência, se souber usá-la de forma estratégica.

Em primeiro lugar, se você for a única pessoa oferecendo esse tipo de produto ou serviço, é das duas, uma: ou sua ideia é totalmente inovadora e ninguém pensou nela antes (e, aí, é questão de tempo até alguém copiá-la!), ou não existe mercado pra ela.

Com concorrentes à altura, você pode ficar de olho nas tendências do seu setor, entender onde pode melhorar no seu próprio negócio, acompanhar as novas ideias que eles trazem e até conversar sobre as dificuldades de empreender nessa área! Afinal, se vocês têm produtos ou serviços tão parecidos, provavelmente têm problemas parecidos também. Então, podem se ajudar pra fortalecer e expandir o mercado. E, quando isso acontece, TODOS ganham!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri orgulhosa batendo palmas

Lembre-se: ideias inovadoras são copiadas o tempo todo. E nem sempre quem copia sabe o que está fazendo. Portanto, se isso acontecer com você, não permita que o desânimo leve seu sonho embora! Foque em fazer o melhor com seu produto ou serviço, e os resultados vão vir.

AH!, pra confirmar que realmente pode acontecer com qualquer pessoa e que ter sua ideia copiada não significa que ela não vai dar certo. Afinal, você tá me lendo no SOS Me Poupe!, não tá? ;)

Esse post te ajudou, marinheira e marinheiro? Então, pega o link e manda pra mais uma amiga ou um amigo. É a corrente da sua Capitã: se não fizer isso, alguém vai copiar a próxima ideia do seu negócio! Mas, agora, você já vai saber como lidar...

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência conosco. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade