CRECHE DE NEGÓCIOS

Dá pra começar um negócio do nada? Eu te ensino!

Quer começar seu negócio próprio, mas não faz ideia do que fazer? Veja os primeiros passos pra ter um negócio de sucesso neste post!

19h | 15 de janeiro 2021 Por Capitã SOS

Não me conta que eu vou adivinhar!!! Você tem vontade de empreender, não vê a hora de largar seu emprego e ter sua empresa, até já teve uma ideia... Mas não sabe nem por onde começar seu negócio.

Acertei???

Não, marinheira e marinheiro empreendedor... A clarividência não é meu dom, mas ajudar pequenos empreendedores e pessoas que ainda estão pensando em empreender, como você, sim! E, hoje, quero te contar algumas coisas que você precisa ter bem certas na sua cabeça quando decidir começar essa jornada! 

Qual é o seu objetivo ao começar um negócio?

Se a resposta for ENRIQUECER, GANHAR DINHEIRO, DAR UM PÉ NA BUNDA DO MEU CHEFE... O dom de clarividência que eu nem tenho já volta: as chances do seu negócio dar certo são bem pequenas.

Nathalia Arcuri fazendo cara de susto

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri fazendo cara de susto

Ahh, desculpa, eu esqueci de avisar que isso poderia doer. Mas calma, que eu também trago a solução:

Um negócio existe pra melhorar a vida das pessoas e solucionar problemas!

Então, quando você pensar no seu objetivo ao começar um negócio, a pergunta que você deve responder é como esse negócio vai fazer a diferença na vida de outras pessoas. Esse é o primeiro passo pra ele dar certo.

Quer uma inspiração? Dá uma olhada na série Mulheres que Mudam o Mundo, lá no canal da Me Poupe!, pra conhecer as histórias de empreendedoras fodásticas que acreditaram que podiam fazer a diferença... E fizeram!

Dá uma olhada no trailer aí embaixo, e clica aqui pra se inscrever no canal e assistir todos os episódios:

No que você manda bem?

Se você ainda não sabe direito o que quer fazer pra começar seu negócio, um bom ponto de partida é pensar no que você faz bem!

E, agora, eu quero que você tire uns minutos pra pensar nisso com carinho! Pode listar aí tudo que você se considera acima da média, as coisas nas quais tem destaque, sobre as quais as pessoas te pedem ajuda e que você se sente realizada e realizado quando faz.

Por exemplo, você manda bem fazendo bolos? Suas marmitas fit enchem os olhos da galera no trabalho? Ou você sabe tudo de Instagram? Consegue redecorar um quarto na sua cabeça só de olhar pra ele?

Mas não é só isso! Pense em outros aspectos mais do dia a dia também: é a própria miss simpatia? Toda série que você recomenda, as pessoas assistem? Ninguém faz relatórios tão completos e tão rápido quanto você?

Descubra quais são essas coisas, porque elas podem te dar um bom direcionamento dos seus talentos e do que você pode aproveitar no seu próprio negócio, ou até transformar no seu produto ou serviço principal.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

Que recursos você tem?

"Capitã, cê tá falando de dinheiro? Porque eu não tenho muito..."

Não, eu não tô falando de dinheiro, tripulação!! Tô falando de outros tipos de recursos, como tempo, pessoas e até conhecimento. Você precisa entender o quanto você tem à disposição de cada um deles, pra conseguir se planejar, segurar suas expectativas e alcançar suas metas. E, claro, descobrir também o quanto precisa a mais de cada um!

Deixa eu explicar melhor...

Tempo

Especialmente se você ainda trabalha, esse recurso é muito importante pra você conseguir se planejar. Mas se planejar DE VERDADE, com objetivos que você CONSEGUE cumprir com o que tem de horas disponíveis no dia.

Por exemplo, se você trabalha 8 horas por dia, dorme outras 8 horas, vai uma hora na academia e ainda precisa de um tempo pra à sua família,  provavelmente terá cerca de três horas por dia pra se dedicar ao seu negócio.

E tudo bem!!! Não tô falando pra você sacrificar a sua vida pessoal!! Aliás, eu nunca falei e nunca falarei isso. O que você vai fazer é aproveitar ao máximo essas três horas. Por isso, o planejamento é tão importante!

Leia também: Como conciliar o emprego e o  seu negócio pra empreender

Pessoas

FATO: ninguém chega muito longe sozinho. Por isso, você precisa saber quem vai estar com você quando você começar seu negócio.

"Capitã, mas eu não tenho dinheiro pra contratar ninguém..."

Você tá pensando em dinheiro de novo, e eu nem toquei nesse assunto!!

Eu tô falando de pessoas que vão te apoiar, te incentivar, te dar BONS conselhos... As pessoas-foguete, sabe? Que te levam lá pro infinito e além???

Essas pessoas podem ser amigas suas, gente da sua família, até parceiros com quem você possa trocar ideias e conhecimento.

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, com cabelo preso, e no estúdio, forma um coração com as mãos e diz "Obrigada"

Aliás, falando nele...

Conhecimento

Conhecimento é a base de TUDO. Não dá pra começar um negócio sem ter curiosidade, vontade de aprender e disponibilidade, pra ir atrás das respostas. Um empreendedor tem que aprender um pouco de tudo, ainda mais quando o negócio ainda tá engatinhando!

Afinal, talvez você não consiga contratar pessoas logo de cara. Então, vai precisar cuidar da contabilidade, do financeiro, das vendas, da divulgação, das parcerias...

Éééééé, tava achando que não ter chefe ia ser moleza???

A boa notícia é que você ser um polvo empreendedor, com cada tentáculo cuidando de uma área da empresa, não é algo que vai durar pra sempre. Afinal, a intenção é que sua empresa cresça, você fature cada vez mais e possa contratar pessoas que são especialistas nessas áreas pra te ajudar.

E, aí, você também vai poder focar no que faz de melhor: o seu produto ou seu serviço! E, consequentemente, sua empresa vai crescer maaais ainda! 

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, sentada, no estúdio com fundo branco e detalhes pretos, levanta os braços e grita "Ah, que festa!".

Monte o Canvas antes de começar um negócio

Eu sou apaixonada pelo Canvas! E, se você não é, é porque ainda não conhece.

Mas eu não sou ciumenta, não, e já te contei neste post aqui exatamente como você pode preenchê-lo, além de te dar o link prontinho pra baixar o seu de graça!

E o que é o tal do Canvas, afinal? É uma ferramenta muito simples, mas que pode mudar TUDO na sua empresa. Ele te mostra, de uma vez e de uma forma bem resumida, o que você faz, pra quem, por que, com que parceiros, de que forma... E o melhor: conforme sua empresa evolui, o Canvas também pode evoluir e se adequar!

 Pode fazer o exercício assim que terminar este pra ver como ele realmente é mágico. Clique aqui pra abrir o post que te falei, e, quando chegar ao fim aqui, vá lá ler! 

Cuidado com a vaidade quando começar um negócio!

Marinheira e marinheiro do SOS Me Poupe!, este é um ponto no qual você tem que tomar MUITO cuidado. Então, presta atenção na sua Capitã, porque o papo vai ficar sério!

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz "PRESTA ATENÇÃO"

Quando você começar seu negócio, talvez você tenha CERTEZA que sabe tudo sobre ele. Você entende completamente o seu produto ou seu serviço, pesquisou sobre o mercado, sabe como pode fazer a diferença na vida das pessoas...

E tá certo! Você precisa MESMO de tudo isso pra começar seu negócio com o pé direito!

Mas tome cuidado pra que isso tudo seja conhecimento de verdade, e não o seu ego falando. 

Afinal, toda empreendedora e todo empreendedor PRECISAM deixar a vaidade de lado, superar o medo das críticas e olhar pra elas como oportunidades de melhorar o seu produto ou seu serviço. É só assim que você vai ouvir os feedbacks dos seus clientes e desenvolver cada vez mais o que eles precisam!    

Você tem mil reais? Veja como começar um negócio milionário!

Tá duvidando que é possível? Então, deixa eu passar pro ramal da fundadora e CEO da Me Poupe!, nossa especialista em finanças preferida, Nathalia Arcuri!

Ela fez um vídeo lá no canal da Me Poupe! (já se inscreveu??) contando como você pode, sim, começar um negócio milionário com apenas mil reais.

E é claro que eu já encurtei sua viagem e trouxe pra cá, pra você assistir tomando notas no seu caderninho do sucesso:

Tripulação, espero que este post tenha te dado mais clareza sobre como começar seu negócio! Então, aproveita os botões aí embaixo pra mandar pra sua amiga que fala o tempo todo que quer empreender, mas não sabe nem o que quer fazer ainda.

Até a próxima, e não se esqueça: sem dar o primeiro passo, ninguém chega a lugar nenhum!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados