PASSO A PASSO

Como conseguir mais clientes na internet, começando AGORA!

Está tendo dificuldades pra encontrar clientes na internet? Siga estes 4 passos pra rever sua estratégia e virar esse jogo!

19h | 25 de março 2021 Por Capitã SOS

Tripulação mais empreendedora e pronta pra ganhar dinheiro neste País, hoje eu quero falar com quem tá tendo dificuldade de encontrar clientes na internet! Isto é, quem tem o que vender, mas não tem PRA QUEM vender. 

Se identificou?? Então, continua lendo que você vai repassar comigo tuuuudo o que já fez até agora pra conseguir clientes. Assim, você pode encontrar algumas oportunidades pra melhorar, algumas coisas que deixou de fazer e até mudar a sua forma de ver o que é importante e o que não é.

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, sentada, no estúdio com fundo branco e detalhes pretos, levanta os braços e grita "Ah, que festa!".

1. Entenda o que você tá vendendo

Eu sei que você sabe o que é a COISA quer vender. Mas você sabe que tipo de problema ela resolve? Ou qual a experiência que vem junto com ela? Porque, no fundo, é ISSO que você vai vender!

Quer um exemplo, né?

Quem vende ilustrações digitais pode vender lembranças de momentos inesquecíveis. Por outro lado, se vende bolo de pote, pode vender a conveniência de um lanchinho da tarde. Já quem é manicure pode vender autocuidado!

Entendeu onde eu quero chegar? As pessoas não vão comprar a coisa, e sim o que vem junto com ela!

E, aí, eu já vou puxar mais um fio e te falar sobre COMO você vai oferecer essas coisas. Ou melhor: NÃO vai. Você vai mostrar pra que serve, demonstrar que seu produto é a solução pro problema que alguma pessoa tem! E, às vezes, ela nem imagina que tem!

É aí que entra a parte da venda: você, que é uma pessoa verdadeiramente apaixonada pelo seu produto, sabe dizer exatamente como ele vai surgir na vida do seu cliente pra resolver essa questão. Não é simplesmente empurrar o produto, mas ouvir a clientela, entender o que ela precisa e de que forma você pode ajudar.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

"Legal, Capitã, mas como isso vai me fazer conseguir mais clientes??"

Só saber TUDO sobre o seu produto e como ele vai mudar a vida dos seus clientes, provavelmente não vai ajudar em muita coisa. Afinal, e se você nem sabe QUEM é o seu cliente??

2. Entenda pra quem você quer vender!

Aí temos o segundo ponto que é muito importante pra você conseguir clientes na internet: saber pra quem você vai vender. 

E não quero ver ninguém falando "pra todo mundo", hein??? Sua mãe já dizia que quem tenta agradar todo mundo, acaba agradando ninguém. E ela estava certa.

Não adianta você tentar vender espetinhos de churrasco para vegetarianos. Nem ser um advogado atrás de casais felizes pra cuidar da papelada do divórcio deles. E muito menos vender fraldas de pano para mães que têm filhos que já pararam de usar fraldas!

Por isso, eu quero que você pare um segundo e pense se as pessoas que você QUER ter como clientes sabem que você existe. Ou se todo mundo que sabe do seu negócio são seus amigos e sua família.

Nathalia Arcuri fazendo cara de susto

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri fazendo cara de susto

Não me entenda errado: é claro que é importante ter o apoio da sua família e dos seus amigos! Mas, se eles não são o seu público-alvo, não são eles que vão manter o seu negócio aberto.

Aliás, tem muuuuita gente que acredita que a é divulgação feita pela família e pelos amigos que vai trazer os clientes e fazer as vendas aumentarem. E isso até pode acontecer, mas vamos tirar uma coisa da frente: encontrar seus clientes é uma responsabilidade SUA, combinado?? Então, nada de fechar a cara pros seus amigos e parentes se achar que eles não estão te divulgando o suficiente!

Ahh, eu devia ter avisado que isso poderia doer! Mas agora já foi! Então, vamos para o próximo tópico, que é como encontrar esses clientes - ou melhor, fazer com que ELES te encontrem!   

3. Quer ter clientes na internet? Apareça na internet!

Tripulação, vou ir direto ao ponto: não tem jeito melhor de criar autoridade na sua área, mostrar seu produto e se conectar com seu público-alvo que pelas redes sociais!

Além disso, como você pode querer ter mais clientes na internet se você não aparecer nela? Quem não é visto não é lembrado, certo? Portanto, você pode criar um perfil novo só pro seu negócio e começar a alimentá-lo com conteúdo que seja relevante pra sua audiência.

"Capitã, mas eu vou postar foto dos meus produtos até quando??"

Alerta vermelho, tripulação! Postar foto de produto é UMA das coisas que você vai fazer. O objetivo é gerar valor, mostrar que seu produto é a solução, lembra? Então, pense em tudo que pode ter a ver com ele, e fale sobre essas coisas também!

Calma, que vou te dar um exemplo! Quem vende leggings pode falar sobre a importância de treinar com a roupa adequada, fazer lives com personal trainers, fazer posts divertidos com a moda fitness de décadas passadas! Quem é cabeleireira e cabeleireiro pode falar sobre criação de identidade, estilo pessoal, cortes icônicos... E por aí vai!

Lembre-se: seguidor é uma coisa, cliente é outra! É claro que seus seguidores TAMBÉM podem ser seus clientes. Mas não necessariamente serão. Por isso, não surte vendo números de seguidores, comentários e tudo o mais. Vai por mim: se você fizer um conteúdo relevante e que seja fácil de encontrar pelo seu público (usando hashtags, localização, parcerias com outras empresas...), os clientes VÃO chegar também.

Leia também: Como vender no Instagram em 7 passos simples, por Ana Tex

4. Também dá pra fazer anúncios!

Você já deve ter recebido anúncios de produtos no Instagram, no Facebook, até em outros sites por aí, né? Pois saiba que você também pode fazer anúncios do seu produto pra vender mais!

E o melhor é que você consegue selecionar exatamente o tipo de pessoa pra quem quer que o anúncio apareça. Em outras palavras, é uma forma que pode ser bem eficiente pra encontrar seus clientes!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, com as mãos na cabeça, com cara de quem entendeu algo de repente.

Fazer isso exige um pouco mais de estudo, mas dá pra achar bastante conteúdo DE GRAÇA na internet que te ensina a fazer anúncios em todas essas plataformas. Além disso, você precisa investir algum dinheiro pra colocá-los no ar.

Por isso, é importante usá-los na hora certa! Por exemplo, quando for lançar um novo produto, fizer alguma promoção imperdível ou estiver perto de alguma data comemorativa, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal...

Falando nisso, já baixou o meu calendário de vendas pra não perder NENHUMA oportunidade em 2021??? É só clicar aqui pra baixar!

Então, marinheira e marinheiro, agora é com você!

Dê uma boa olhada em tudo o que ainda NÃO faz e aprendeu neste post e se prepare pra colocar em prática. Eu tenho certeza: fazendo todas essas coisas, aos poucos vai começar a conquistar novos clientes na internet! Não se esqueça, depois, do pós venda. Afinal, é assim que você vai fidelizar esses clientes e trazer novos!

Até a próxima, e lembre-se: o melhor vendedor é um cliente satisfeito!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados