CRECHE DE NEGÓCIOS

Não consegue contratar um serviço? Aprenda a fazer permuta pra sua empresa!

Permuta é um ótimo jeito de conseguir melhorias pro seu negócio sem gastar dinheiro! Veja como fazer boas permutas e comece hoje mesmo.

09h | 06 de janeiro 2021 Por Capitã SOS

Começar um negócio é desafiador... Eu sei muito bem disso! Afinal, tenho milhares de empreendedoras e empreendedores a bordo do meu navio aqui no SOS Me Poupe!. E, se tá faltando dinheiro pra algum serviço que você precisa pra sua empresa, hoje você vai aprender como consegui-lo de graça. Ou melhor, vou te ensinar a fazer permuta!

E o melhor é que essa técnica pode ser usada o tempo todo, pra te trazer mais economia. Afinal, como você sabe, quanto mais dinheiro sobrar no fim do mês, mais você vai poder reinvestir no seu negócio  mais rápido ele vai crescer.

Então, pode pegar seu caderno do sucesso que este post vai te ajudar a economizar MUITO dinheiro!

Do que você precisa?

O primeiro passo pra ir atrás da sua permuta é saber o que você precisa. EU SEI, parece óbvio... Mas tem muita gente que ACHA que sabe, mas não sabe.

Por exemplo, vamos supor que você precise mobiliar seu escritório. Para isso, você quer quatro cadeiras de escritório e duas mesas compridas, que tenham uma medida específica. Tem alguma preferência por material ou cor? Põe isso na lista também!

Deu pra entender a diferença? "Mobiliar o escritório" é uma coisa. Saber cada item é outra! E, quando você sabe cada coisa que precisa, também vai saber onde encontrar, ou melhor, pra quem pedir.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

Como você pode ter isso sem pagar nada?

Não é pra roubar, hein?? Tô falando de como você pode conseguir o que quer de forma lícita!

Essa é a hora que você vai descobrir quem pode te oferecer o que você quer, seja uma empresa, seja um trabalhador autônomo. Por isso, você pode começar pensando em amigos ou colegas que trabalhem na área.

Você já preencheu o canvas da sua empresa, colocou tudo que tá ali em prática e até tem parceiros que pode acionar? MELHOR AINDA! Afinal, algum parceiro pode te ajudar nesse momento, seja fazendo o serviço que você precisa, seja indicando algum parceiro dele!

Mas, se nenhuma dessas opções funcionar, você pode tomar a iniciativa de procurar empresas e autônomos. É só entrar em contato com eles, explicar o que está buscando e perguntar se eles têm interesse em fazer permuta. Só que, nessa hora, você precisa saber o que pode oferecer!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando para a câmera e piscando com um olho só

O que você pode oferecer?

Esse ponto é crucial, marinheira e marinheiro! Afinal, a gente tá falando de uma permuta, uma troca, um ganha-ganha. Ou seja, você vai conseguir o que quer, mas a outra pessoa ou empresa também vai ter um benefício.

Então, o que você pode oferecer em troca? Um bom ponto de partida é pensar em como sus serviços podem ser úteis!

Por exemplo, se sua empresa cuida da contabilidade de autônomos e você precisa de um eletricista pra mexer na instalação elétrica da sua sala, pode oferecer algum serviço contábil em troca, como uma consultoria sobre impostos, ou até fazer a declaração do imposto de renda dele naquele ano.

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

Caso a pessoa ou a empresa não precise do seu serviço, você pode oferecer uma COISA na permuta. Por exemplo, se você tem um estoque excedente de algum produto, pode oferecer alguns itens em troca do que precisa! Assim, esse estoque parado acaba gerando uma melhoria no seu negócio, entende??

Mas ATENÇÃO, tripulação!!! Eu não falei pra oferecer coisas velhas, quebradas, m mau estado ou até perto do prazo de validade. A base de qualquer permuta tem que ser o respeito e a reciprocidade, combinado?

Uma outra alternativa, ainda, é combinar um "crédito" a ser usado depois pela pessoa. Nesse caso, é interessante dar um valor pra essa permuta. Por exemplo, um serviço de 1.000 reais que é prestado agora rende 1.000 reais para a pessoa "consumir" da sua empresa no futuro.

Pra levar pra vida!

O melhor de fazer permuta é que elas podem te ajudar a economizar MUITO dinheiro não só quando você tá começando sua empresa. Você pode fazer permutas sempre que elas fizerem sentido pra sua empresa! Só lembre-se de garantir que serão trocas estratégicas e vantajosas pros dois lados, hein?

E pode ser usado até pela sua pessoa física! A Nath Arcuri, CEO e fundadora da Me Poupe! e especialista em finanças, já fez um vídeo contando como ela mesma faz permuta:

Agora, vou te propor um exercício: olhe bem pro seu negócio atualmente e pense em 3 coisas que gostaria de melhorar. Em seguida, pense em que tipo de permuta pode conseguir pra fazer essas melhorias sem gastar dinheiro!

Conseguiu fazer a lista? Então, manda esse post pra mais uma pessoa que PRECISA saber do poder das permutas pra economizar dinheiro no próprio negócio. Tenho certeza que você vai ajudar MUITO ela fazendo isso!

Até a próxima, e não se esqueça: ninguém precisa perder pra você ganhar!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados