ESTRELAS

Como vender no Instagram em 7 passos simples, por Ana Tex

O Instagram é uma das melhores plataformas para começar a vender na internet e a promessa é de que fique ainda melhor em um futuro próximo. Siga esses passos simples para ter sua máquina de vendas na melhor das mídias sociais!

12h | 05 de setembro 2020 Por Capitã SOS

Por Ana Tex

Você não precisa pagar uma plataforma para poder vender produtos online. O Instagram é uma das melhores plataformas para começar a vender na internet, e a promessa é de que fique ainda melhor em um futuro próximo.

Recomendamos tanto que use o Instagram para realizar vendas que até mesmo quem já possui uma loja virtual pode aproveitar seus benefícios e facilidades, como o Instagram Shopping.

Está em uma dessas duas situações e procurando maneiras para vender no Instagram? É só seguir esses passos simples para ter sua máquina de vendas na melhor das mídias sociais!

1. Crie uma biografia otimizada para vendas

A biografia é uma das partes mais importantes do seu perfil no Instagram. Além de te ajudar a ganhar seguidores, ela também é uma ferramenta imprescindível para fechar mais vendas.

Veja o que você precisa ter para conseguir uma biografia otimizada para vendas no Instagram:

Nome de usuário

Coloque o nome do seu negócio aqui ou o seu próprio nome, caso trabalhe como representante de vendas de uma marca, ou se você quer ser influenciador (a) digital, por exemplo. O objetivo é que te encontrem nas buscas facilmente ao buscar pelo seu nome.

Foto do perfil

Deve ser uma foto sua e, de preferência, relacionada à sua área de trabalho. Se já tem uma empresa, você pode usar sua logomarca para isso. A dimensão perfeita para foto de perfil no Instagram é de 110 x 110 pixels.

Descrição

Nesse curto espaço, deve descrever objetivamente o que você vende, ou o que você faz e a quem você ajuda. Lembre-se também de usar palavras-chave, já que elas facilitam a vida das pessoas que querem achar por algum produto ou serviço que você ofereça.

Exemplos de palavras-chave: venda de artesanatos online, venda de moda praia, artesanato pela internet, etc.

Link na bio

É o ponto mais importante. Afinal, é uma das poucas maneiras de perfis iniciantes no Insta encaminharem seus clientes para uma página externa, ou seja, fora do Instagram.

Ou seja, é aqui que você manda seus seguidores para a página inicial da sua loja online ou para uma lista de transmissão no WhatsApp, por exemplo. É importante que o link na bio encaminhe o usuário para um canal onde você possa fechar a venda com mais facilidade.

Apesar da limitação de apenas um link, há um modo de contornar esse problema. Existem aplicativos que criam uma espécie de “mini página” na internet. Nessa página, você pode incluir mais links para grupos de WhatsApp ou email, para o site da sua loja virtual ou até mesmo para falar diretamente com você.

O aplicativo que eu uso  é o apptuts.bio. A ferramenta permite gerar esse tipo de página, com um link que você pode colocar na biografia do Instagram. Além disso, tem boas funcionalidades gratuitas.

Além de possibilitar incluir mais links, você também poderá saber quantos cliques foi dado no link da sua bio. O apptuts.bio também registra quantos cliques cada um dos links da sua mini página recebeu. Você também pode usar a paleta de cores para customizar os seus botões no Apptus.Bio:

2. Link para WhatsApp

Se você quer vender mais online, não há escapatória: ter um link para WhatsApp é essencial. Mesmo que prefira o Telegram ou email, o WhatsApp é o campeão imbatível entre os apps de mensagens no Brasil. Ou seja, independente da sua preferência pessoal, você precisa ter um WhatsApp para atender sua base de clientes.

Felizmente, criar um link de contato no WhatsApp é muito fácil. Veja abaixo um passo a passo curtinho de como criar esse link no seu computador.

1 - Em primeiro lugar, acesse essa página e se cadastre para começar a usar a ferramenta para criação de links;

2 - Em seguida, insira o número de celular e um modelo de mensagem. Vale mencionar que essa mensagem será enviada pelo seguidor ao seu perfil, não do seu perfil para o seguidor. Clique no botão Gerar link.

3 - Receba o link e clique na caixa para copiá-lo.

4 - Entre nas configurações do seu perfil do Instagram e, no campo Link da bio, coloque o link que acabou de criar.

Vale mencionar aqui que é interessante encaminhar seguidores do Instagram para o WhatsApp! Afinal, por ser um aplicativo de mensagens, você passa a ter um meio direto de comunicação com esse futuro cliente. Então, você pode apresentar ofertas exclusivas e aumentar o nível de relacionamento, aumentando também as chances de efetuar a venda.

3.Capriche nos posts

Os posts são o maior chamariz para os seus produtos e serviços, então não deixe de caprichar neles. Mesmo que não seja designer, existem ferramentas que permitem criar imagens para posts facilmente. 

Antes mesmo de começar a criar o post, você pode escolher modelos em um tamanho otimizado para as postagens do Instagram. Para te ajudar nessa tarefa, indico o Trakto e o Canva. Os dois possuem modelos bonitos para Instagram, com imagens que pode buscar e usar gratuitamente nos posts e Stories da sua loja online.

Se vende produtos físicos, capriche na qualidade das fotos. Quer algumas dicas? Lá vai:

  • Aproveite a luz solar: ela é, de longe, a melhor iluminação para qualquer tipo de fotografia. Por isso, aproveite-a ao máximo!
  • Foque no produto: remova qualquer elemento que possa distrair o seguidor na foto do seu produto. O produto deve ser o único foco da fotografia.
  • Use fundo branco sempre que possível: ele é o melhor para te ajudar a melhorar o foco no produto, mesmo se o produto tiver cor branca.
  • Tire a foto na maior resolução possível: independente da limitação de qualquer rede social, as fotos devem ser tiradas na maior resolução e qualidade de imagem possível.

4. Cite os benefícios do seu produto

Não adianta postar uma foto linda do seu produto e apelar para mensagens motivacionais. Você precisa falar sobre ele! Afinal de contas, se a foto bastasse, não existiria um campo de descrição nas lojas online.

Mas não precisa ser super descritivo. O objetivo aqui não é dizer apenas o que o seu produto faz, mas também exaltar as suas qualidades!

Por isso, mostre o que ele pode fazer para os seus clientes. Seja um produto de utilidade ou uma roupa de inverno! Afinal de contas, muitas vezes o que seus clientes estão em busca é de uma sensação ou facilidade específica.

Isto é, o principal benefício de um casaco é proteger contra o frio. Mas você também deve mostrar como sua seguidora irá se sentir bonita e estilosa nele.

5. Também mostre suas ofertas nos Stories

Os posts no feed são excelentes para atrair novos seguidores e compradores, mas os Stories são onde seu negócio interage com quem já te conhece. Por isso, não o deixe de lado ao vender no Instagram!

Crie ofertas exclusivas para os seguidores que acompanham seus Stories, além de usar todos os elementos à disposição para gerar engajamento nos seus posts. Ou seja, utilize o Stories para ofertar produtos, mas principalmente para que seus seguidores falem sobre ele.

Além do Trakto e do Canva, existem mais duas ferramentas que vão ajudar bastante na criação de Stories no Instagram.

Um deles é o InShot, um editor e criador de vídeo para smartphones com modelos prontos e otimizados para o Stories. Simples e fácil de usar, até mesmo quem não tem experiência em edição de vídeo conseguirá criar posts para a plataforma. O InShot está disponível tanto no Android quanto no iOS.

Por outro lado, o Unfold também se foca nas imagens, porém sua especialidade é te ajudar a criar Stories chamativas para o seu Instagram. Ele traz uma quantidade impressionante de modelos, facilitando todo o processo de criação e evitando que tenha de criar um conteúdo todo do zero! O Unfold também pode ser baixado no Android quanto no iOS.

6. Use stickers de acordo com a sua área de negócios

Uma coisa que você não pode fazer nos Stories é ignorar a variedade de stickers que existem nele. Esses adesivos são uma das melhores ferramentas para gerar interações com seus seguidores!

E eles existem em diferentes formatos e objetivos. Os stickers de Enquetes e Testes, por exemplo, servem para saber a opinião dos seguidores sobre um determinado assunto ou simplesmente testar o seu conhecimento.

Já o de Perguntas é ideal para responder às dúvidas de seus seguidores sobre os seus produtos. Além disso, podem ser usados para você montar um documento de Perguntas Frequentes (FAQ).

Um dos mais importantes para quem quer vender no Instagram, no entanto, é o Mande uma DM. Ao tocar nesse adesivo, o seguidor é automaticamente encaminhado para o direct do Instagram, onde pode perguntar sobre o produto que está divulgando e até mesmo fechar a venda.

7. Aprenda a usar o Instagram Shopping para vender no Instagram

Fechando a nossa lista de dicas, temos o Instagram Shopping. É uma ferramenta do Insta que te permite incluir uma etiqueta clicável nos seus posts e Stories.

Ao tocar nela, seu seguidor é encaminhado para uma página com o preço e a descrição do produto. Em seguida, é levado à sua página online para fazer o pagamento e fechar o pedido.

Por outro lado, usar o Instagram Shopping é um processo um pouco mais complicado. Então, pode ser interessante chamar alguém para te ajudar, caso não esteja familiarizada e familiarizado!

Para poder usá-lo, você primeiro precisa ter uma Fan Page no Facebook interligada ao seu perfil de negócios no Instagram. Em seguida, precisa criar uma Loja nesse Fan Page, incluindo todos os produtos do seu catálogo.

Depois que fizer isso, poderá voltar ao Instagram e habilitar a função Shopping. Então, todos os produtos disponíveis no seu catálogo do Facebook poderão ser etiquetados em posts e Stories do Instagram. Ufa!

Com esses 7 passos e publicando conteúdo de maneira consistente no feed e Stories, não irá demorar muito para que suas primeiras vendas comecem a surgir!

Já tinha pensado no Instagram como uma forma de vender pela internet? Agora que já sabe como fazer, dê o pontapé inicial agora mesmo!


Ana Tex é Especialista em Alavancar Negócios das Redes Sociais. Siga-a no Instagram: @anatex

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência conosco. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade