VENDA MAIS

Não consegue fidelizar os clientes? Você PRECISA dessas dicas!

Sabia que é mais fácil e mais barato fidelizar clientes que você já tem, do que conquistar novos? Veja algumas dicas pra começar hoje mesmo a fidelizá-los!

19h | 10 de novembro 2020 Por Capitã SOS

Tripulação, anote essa frase de caneta VERMELHA no seu caderno do sucesso: manter um cliente velho é muito mais fácil que conquistar um novo. Por isso, fidelizar clientes tem que ser uma das suas principais preocupações na hora de vender seu peixe! Afinal, você vai deixar o cliente que foi tão difícil de conquistar simplesmente ir embora e não voltar mais??

"Capitã poderosa e guia dos negócios, SOCORRO!!!"

CALMA! Eu tô aqui pra te resgatar e te ajudar em todas as etapas. E é claro que não seria diferente agora! Por isso, eu separei algumas dicas que podem te ajudar a fidelizar seus clientes e fazer negócios com eles por um booooom tempo!

Antes de começar, já deixo um aviso: cliente satisfeito não necessariamente é cliente fiel.

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

Pois é, Tripulação! Vamos combinar: garantir que o cliente vai ficar satisfeito depois de comprar seu produto ou seu serviço não é nada mais que a sua obrigação.

Agora, fazer com que ele se fidelize é outra história. E eu vou te dar algumas dicas pra fazer isso:

Tenha o melhor atendimento

Eu já te contei, mas repito aqui: atender bem é muito diferente de ser simpática e simpático. Mas também não dá pra ir pro outro lado e forçar a barra, seja pra vender, seja pra criar algum relacionamento!

Lembre-se: seu papel, como vendedora e vendedor, é resolver um problema que a pessoa tenha, atender uma demanda. Então, seu objetivo tem que ser de fazer isso da melhor forma possível, e a venda será consequência.

Por isso, estude e treine para que o seu atendimento seja diferenciado. Isto é, que a experiência que seus clientes terão ao fazer negócios com você será única, e que eles percebam que você, de fato, quer resolver os problemas que eles venham a ter!

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

E se o cliente estiver insatisfeito?

Aí, Tripulação, você tem uma oportunidade ENORME nas mãos: de entender onde pode melhorar, e ainda reverter essa situação! Afinal, dessa forma, você pode trazer de volta um cliente que talvez não voltaria mais... E ainda fazer com que ele se sinta TÃO valorizado que não vá embora!

Quer um exemplo?! Se um cliente deixar uma avaliação baixa pra você no Google ou no Facebook, você pode entrar em contato pra entender melhor o que aconteceu. Então, agradeça pela opinião dele e diga que vai se esforçar pra melhorar... E termine com um vale-compras, pra que ele experimente novamente seu serviço ou seu produto no próximo mês.

Mas ó: não é TODA sugestão que precisa virar uma mudança no seu negócio. Mas preste bastante atenção ao que seus clientes dizem, inclusive os que vêm com críticas, pra melhorar sempre! Combinado??

Se comunique com seus clientes

Não é só fazer post no Instagram com fotos dos seus produtos e responder os comentários. TAMBÉM é isso, mas tem muuuuito mais que você precisa fazer pra fidelizar seus clientes. O contato precisa ir além disso!

Dar atenção no pós-venda, por exemplo, é uma ótima ideia pra saber o que eles acharam do seu produto ou do serviço, descobrir se houve algum problema ou, ainda, identificar mais alguma demanda desses clientes.

Outra solução pode ser criar uma planilha com o aniversário de cada cliente, e mandar uma mensagem personalizada dando os parabéns nesse dia!

Além disso, lembrar dos clientes com promoções específicas, como as de datas especiais, podem te ajudar a fidelizá-los.

Mas ó: CUIDADO na hora de contar das promoções, hein?! Não é pra forçar a barra!

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz "PRESTA ATENÇÃO"

Uma boa forma de fazer isso é ter um canal de comunicação sempre atualizado com todas as novidades do seu negócio. Pode ser um perfil numa rede social, ou uma lista de transmissão específica no WhatsApp.

Além disso, você pode criar algum incentivo pra que eles compartilhem o seu negócio nas próprias redes sociais! Por exemplo, se você é cabeleireira, pode garantir um desconto na próxima visita pra quem postar o resultado de uma tintura ou corte.

MUITA gente pode conhecer seu trabalho dessa forma, como se fosse um boca a boca virtual!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri dizendo "Quem avisa amigo é"

Crie ações para fidelizar os clientes

Você com certeza já recebeu um "cartão fidelidade" de algum restaurante, no qual você ganharia uma refeição grátis após almoçar lá 9 vezes, certo???

Tripulação, o que você acha que o dono do restaurante estava tentando fazer com isso?? Te fidelizar!!

"Capitã, é verdade! Eu comi lá várias vezes por causa desse cartãozinho..."

Viu só como funciona??? Esse tipo de ação é muito eficiente pro seu cliente continuar voltando.

Mas tem outras ações que você pode fazer. Quer algumas ideias?

Por exemplo, se seu cliente indicar um amigo pra um serviço e ele fechar negócio, os dois ganham um desconto - o amigo, logo nessa compra; o cliente, na próxima!

Quer mais um? Estabelecer um dia fixo pra uma promoção imperdível. Do tipo: toda quarta-feira, quem comprar o serviço de manicure ganha um desconto de metade do preço no de pedicure. Tenho certeza que você terá clientes fiéis nesse dia!

Mais um exemplo? Tá bom: brindes! E não precisa ser algo muito difícil de fazer, tá?! Pode ser um refrigerante grátis na compra de duas pizzas, uma taça de espumante enquanto a cliente espera pra fazer as unhas ou a sobremesa grátis para crianças. Já pensou?!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, com as mãos na cabeça, com cara de quem entendeu algo de repente.

"Capitã, eu AMEI essas ideias pra fidelizar clientes!!!!"

Ah, que festa da fidelização!! Então, tripulação, quero ver todo mundo anotando as ideias no caderno do sucesso nos próximos 5 minutos.

É SÉRIO!

Pode passar 5 minutos anotando TODAS as ideias que vierem. Depois, você analisa uma por uma e vê qual dá pra começar agora, qual serve pra Black Friday ou pro Natal, qual é pra outro momento do seu negócio...

Afinal, sem planejar a rota, a gente não chega em lugar nenhum.

Nossa, falei bonito, hein?! Então, aproveita e manda esse post pra uma amiga e um amigo que PRECISAM ler essas dicas e aproveitar essas ideias!

Até a próxima, e lembre-se: é mais fácil manter um cliente que você já tem do que conquistar um que você ainda não tem!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados