ESTRELAS

Empreender é como escalar montanhas, por Flavio Pripas

Tomar a decisão de empreender não é fácil. Mesmo assim, empreender é uma das maiores aventuras que uma pessoa pode ter ao longo da vida, porque faz parte da construção de um legado, seja para si mesmo ou para a sociedade.

14h | 19 de junho 2020 Por Capitã SOS

Foto de Flavio Pripas em fundo estilizado verde e roxo, com os dizeres 'Estrela-Guia: Flavio Pripas'

Por Flavio Pripas

Empreender, inovar, desafiar o status quo. Mudar o mundo, ser protagonista, ter autonomia, alcançar independência financeira. Lidar com o fracasso, gerenciar frustrações, executar planos. Contratar, demitir, pagar e receber.

A vida do empreendedor é cheia de altos e baixos. Ainda assim, empreender é uma das maiores aventuras que uma pessoa pode ter ao longo da vida. Afinal, faz parte da construção de um legado, seja para si mesmo ou para a sociedade.

Mas tomar a decisão de empreender não é fácil, já que não existe garantia que o empreendimento dará certo. Nestes momentos, eu comparo o empreendedor a um alpinista que sai para fazer uma trilha desconhecida sozinho.

A subida da montanha

No caminho, o alpinista tropeça, se machuca, mas levanta e segue adiante. Na escalada, algumas pedras vão cair e vão prender o alpinista. Com muito esforço, ele vai conseguir se desvencilhar. Porém, em outros momentos, terá que tomar atitudes que vão decidir entre a sua própria vida ou morte (se você viu o filme "127 Horas", com James Franco, sabe do que estou falando #ficaadica).

A única coisa que empreendedores e alpinistas solitários têm controle quando iniciam suas jornadas é saber o quanto estão dispostos a perder se tudo der errado.

Ambos não sabem se o destino está perto, se a jornada será fácil, se têm recursos suficientes para todo o caminho. Precisam decidir sozinhos o quanto estão dispostos a investir, e até que ponto irão, no pior dos casos.

"Empreender é lidar com a incerteza"

Planejar o fracasso é contra-intuitivo. Sempre somos treinados, seja na escola ou na vida profissional, a planejar o sucesso dos nossos projetos. Só que empreender é lidar com a incerteza. E a única variável que podemos controlar na incerteza é o ponto de parar, reavaliar a situação e tomar outra direção.

Mas vou te contar um segredo: é mais fácil do que parece.

Vai começar um projeto novo? Em primeiro lugar, defina o quanto você quer investir de tempo e dinheiro para dar o próximo passo, e qual é este próximo passo. Deve ser uma meta clara e objetiva: um número de clientes, um faturamento ou outro número que possa ser medido.

Definir com clareza o que seria o "próximo passo" do seu projeto é importante. Afinal, te ajuda na decisão de continuar no caminho ou mudar de direção.

Além disso, o empreendedor sempre pode se reinventar. Porque empreendimentos dão certo ou dão errado. E saber parar e fazer algo diferente é importante, porque é a força de quem empreende que cria um mundo melhor para todos.


Flavio Pripas é investidor da Redpoint eventures. Antes disso, foi um dos idealizadores e diretor do CUBO, espaço que tem como principal objetivo incentivar o empreendedorismo no Brasil. Como empreendedor, Pripas fundou e vendeu duas empresas e esteve por mais de 10 anos à frente de iniciativas da área de tecnologia e finanças em grandes instituições financeiras multinacionais.

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência conosco. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade