VENDA MAIS

Marketing digital na Black Friday: como aumentar as vendas pela internet

Não basta ter promoção, tem que saber anunciar! Veja 5 formas de melhorar o seu marketing digital pra Black Friday e vender muito!

14h | 13 de novembro 2020 Por Capitã SOS

Tripulação do SOS Me Poupe, a Black Friday tá mais próxima a cada dia!... Claro, né... Mas é em DUAS semanas! E então, já arrumou seu estoque? Já criou suas promoções? Então, é hora de descobrir como vender muuuuuito pela internet aplicando dicas de marketing digital especialmente pra Black Friday!

Eu naveguei por toda a baía do marketing digital pra encontrar as melhores dicas pra você espalhar por aí suas promoções de Black Friday! E voltei com 5 dicas que com certeza vão te ajudar a aumentar as vendas, ficar com clientes bem felizes e limpar esse estoque!

1. Tenha objetivos no marketing digital pra Black Friday

Vamos começar do começo? Me conta: quanto é que você pretende vender nessa Black Friday? Qual a meta de faturamento que tá projetando?

Se sua resposta foi "ih, sei lá, o máximo que der", pode parar de ler agora.

Afinal, assim, você vai ficar contente se conseguir fazer UMA venda... Só que eu duvido que, depois de ter organizado todo o seu estoque e pensado com cuidado nas promoções que você pode fazer pra data, isso vai acontecer.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando a Margarete pra tela e dizendo 'você está vacilando'

Então, é hora de você pensar bem no quanto quer vender, e em como você vai anunciar suas promoções pra chegar nessa meta!

Entendeu onde eu quero chegar, marinheira e marinheiro? Sem saber o quanto quer vender, não tem como você traçar um plano pra fazer propaganda dos seus produtos e serviços por aí!

2. Responda rápido!

Normalmente, já é péssimo demorar pra responder as mensagens que seus potenciais clientes te mandam. Mas, na Black Friday, quando TODAS as lojas estão tentando disputando a atenção das pessoas, é ESSENCIAL que você responda o mais rápido possível! Afinal, em minutos seu cliente pode decidir gastar o dinheiro dele na promoção do seu concorrente.

Por isso, já se prepare pra se dedicar ao atendimento! Além da rapidez, você vai precisar de jogo de cintura e das suas habilidades como vendedora e vendedor à mão pra fazer mais vendas.

"Como assim, Capitã?? A pessoa só veio me pedir uma informação..."

E você vai respondê-la como uma pessoa que está fazendo vendas!

Não é pra forçar a barra e empurrar produto goela abaixo, hein?! É pra valorizar o que tá vendendo, contar as principais características, e até entender qual a demanda que a pessoa tem pra descobrir como você pode ajudá-la da melhor forma.

Quer um exemplo simples? Se você vende bolsas artesanais e uma pessoa te pergunta as dimensões de um modelo, passe as dimensões... E também pergunte pra qual finalidade ela quer usar. De repente, se for pra levar o notebook pro trabalho, exista um outro modelo que seja mais indicado!

Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

Portanto, seja rápida e rápido nesse atendimento! E não só na velocidade de responder, mas também pra resolver a dor do seu cliente com seus produtos e serviços enquanto fala com ele.

3. Lembre de quem já é seu cliente

Além de pensar em como atrair novos clientes, lembre-se dos que você já tem! Afinal, manter os clientes que você já tem é muito menos trabalhoso (e barato) do que ir atrás de novos.

Por isso, inclua no seu plano de marketing digital pra Black Friday a comunicação também pra quem já é cliente. Você pode fazer isso com mensagens personalizadas, que levam em consideração o histórico de compras de cada um! Além disso, se você já tá usando listas de transmissão, pode aproveitá-las pra anunciar a Black Friday do seu negócio!

AH! Essa é uma ENORME oportunidade de você lembrar também de quem NÃO fechou negócio com você. Afinal, com a promoção, é possível que essa pessoa reconsidere fazer a compra! Por isso, vale também entrar em contato com essas pessoas. Claro, sempre de um jeito MUITO simpático e amigável, tá? Nada de forçar a barra pra vender! A gente quer clientes fiéis, não clientes de saco cheio.

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri dizendo "Quem avisa amigo é"

4. Aqueça a clientela pra Black Friday

Se você ainda não começou a falar de Black Friday, comece HOJE. Deixar pra tocar no assunto na véspera vai te colocar lááá no fim da lista dos seus clientes! Afinal, as pessoas já estão sondando suas lojas e vendedores preferidos pra saber o que vão comprar.

Então, quanto antes você começar a falar da Black Friday, melhor.

"Capitã, eu posso já começar a vender??"

CLARO QUE PODE! Quem sabe da sua estratégia de vendas é você! Tem MUITA loja que faz promoções em todo o mês de novembro, ou a semana inteira da Black Friday. E tem gente que já tá aproveitando os descontos bem antes da data oficial.

Portanto, pense direitinho no que vai funcionar melhor pra sua clientela: uma semana de promoção? Um dia? O mês inteiro? O fim de semana? Não tem resposta certa ou errada!

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

5. Aproveite o senso de urgência

O lado bom de colocar a promoção por um tempo limitado é que isso traz um senso de urgência muito grande. É por isso que, nos Estados Unidos, onde a Black Friday começou, as pessoas fazem filas enormes de madrugada pra aproveitar as promoções: é só naquele dia, e as unidades são limitadas!

E como você pode criar um senso de urgência no marketing da SUA Black Friday, usando a internet?

Pra começo de conversa, a Black Friday já tem um pouco disso. Então, só de falar que vai ter promoção de Black Friday, seus clientes já devem saber que é por tempo limitado.

Mas, claro, você pode muito bem lembrá-los! "Poucas unidades", "só até o dia tal", "só hoje"... Todas essas coisas ajudam a mostrar que, se não comprar agora, eles vão perder a oportunidade.

Você também pode usar as ferramentas que as redes te dão pra ajudar nisso. Nos Stories do Instagram, por exemplo, tem uma contagem regressiva! Então, você pode postá-la pra marcar o fim da sua promoção: quando a contagem chegar a zero, o preço volta ao normal, ou o produto sai do estoque pra sempre! Ou, então, fazer uma live pra mostrar os detalhes dos produtos, tirar dúvidas dos clientes e anunciar os novos preços pode ser uma boa!

No fim, o negócio é usar a criatividade pra se destacar no meio de TANTAS promoções nessa época. Por isso, avalie bem o que seu público gosta e como essas ferramentas podem te ajudar a vender mais!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri empolgada, abanando os sovacos com notas falsas de dinheiro

E então, tripulação, esse post te trouxe um monte de novas ideias de marketing digital pra Black Friday ou não trouxe???

Como eu SEI que a resposta foi sim, aproveita os botões aí embaixo pra mandar pra todo mundo que você sabe que precisa dessas ideias pra vender mais neste mês!

Até a próxima, e lembre-se: além de postar foto do seu gato, você pode usar o Instagram pra ganhar muito dinheiro!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência conosco. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade