PASSO A PASSO

A pandemia não acabou! E quais são as medidas de segurança pra trabalhar agora?

Se proteger do vírus é, mais do que nunca, essencial! Entenda medidas de segurança essenciais pra quem precisa trabalhar fora na pandemia.

16h | 18 de março 2021 Por Capitã SOS

A pandemia do Covid-19 continua, e está num cenário ainda mais preocupante agora, com as novas variantes e o sistema de saúde sobrecarregado. Por isso, se proteger do vírus é, mais do que nunca, essencial!

Então, a Nath Arcuri, CEO da Me Poupe!, chamou um especialista pra falar sobre isso lá no canal da Me Poupe!: Cláudio Maierovitch, médico sanitarista, pesquisador da Fiocruz, e ex-presidente da Anvisa. Além disso, ele está envolvido nas pesquisas relacionadas à epidemiologia e saúde pública no Brasil.

Ou seja, tinha pessoa melhor pra te explicar TUDO que você precisa pra se proteger durante a pandemia???

A conversa completa tá lá no canal da Me Poupe!, mas eu também peguei as principais perguntas que devem estar na sua cabeça neste momento e trouxe aqui pro post. Então, pode fechar todas as abas do seu navegador e parar de ver notificação do WhatsApp, que ter sua atenção todinha aqui é MUITO importante!

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz "PRESTA ATENÇÃO"

Antes de mais nada: isolamento social funciona na pandemia, sim!

A melhor forma de se proteger da pandemia, tripulação, é praticando o isolamento social. E, eu sei, é praticamente impossível ficar totalmente isolada e isolado: você precisa ir ao mercado, à farmácia... Mas, se não tiver nenhum motivo de grande necessidade para sair, fique em casa!

"Capitã, e quem PRECISA sair pra trabalhar???"

Aí que tá: quem pode trabalhar de casa, ao evitar sair, também protege as pessoas que não podem. Afinal, se tem menos gente na rua, o vírus também circula menos e infecta menos pessoas. Além, é claro, de proteger a saúde e a saúde da própria família.

Mas, se você precisa sair de casa, também precisa saber como fazer isso pra se proteger o máximo que puder.

Preciso lavar minhas roupas pra tirar o vírus?

Segundo o doutor Claudio, em ambientes controlados, como num laboratório, dá pra identificar o vírus em superfícies como tecidos. Mas, na vida real, é mais difícil disso acontecer.

Eu disse "mais difícil", não "impossível"! Existem alguns casos que exigem mais atenção. Por exemplo, alguém que trabalha na área da saúde está mais exposto, então suas roupas também estão! Mas, pra quem trabalha em outras áreas, pegar o vírus de outra forma que não seja pelo ar é mais difícil. Nas palavras do pesquisador, "não é impossível pegar o vírus em um objeto, mas é improvável!" 

Percebeu que ele falou "objeto", né? É que a transmissão do coronavírus é pelo AR, e de uma pessoa pra outra. Ou seja, a melhor forma de evitá-lo é evitar o contato direto com pessoas. E isso inclui, além de estar perto, também tocar mãos, dar beijo no rosto pra cumprimentar, dar abraços... "No corpo humano, o vírus vive mais e está em grande quantidade", explica.

Situações que aumentam o risco são estar perto de pessoas gritando, rindo, tossindo, falando alto, cantando... Por isso, ambientes muito barulhentos são perigosíssimos! Afinal, todo mundo precisa falar alto ali. E uma pessoa falando alto espalha, segundo o doutor Claudio, 50 vezes mais vírus que uma pessoa falando baixo!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

E as compras do mercado? Precisam ser lavadas?

Como o Claudio disse, não é impossível, mas é improvável pegar o vírus em algum objeto, e isso inclui suas compras no supermercado. Mas, vale lembrar, só ir ao mercado já é uma forma de exposição. 

Também é improvável pegar em embalagens de delivery. Mas quem trabalha com isso precisa ter o cuidado redobrado, porque está sempre em contato com várias pessoas diferentes! Por isso, usar a máscara adequada é essencial pra quem não pode deixar de trabalhar fora de casa.

E que máscara é essa? O doutor Claudio também respondeu!

Qual a máscara certa pra se proteger da pandemia do Covid? 

A melhor máscara pra se proteger é a máscara PFF2 ou N95 - são dois nomes diferentes pra mesma coisa! Esse tipo de máscara é o mais seguro porque filtra quase 100% do aerossol.

E não tô falando de inseticida, mas você ter pensado isso já ajuda a entender. Aerossol é como se fosse uma bolinha de cuspe, um perdigoto tão pequeno, mas tão pequeno, que não dá pra ver, nem pra sentir. Além disso, essa bolinha é tão leve que pode ficar horas flutuando no ar, ainda mais em ambientes fechados e sem ventilação (mas também nos abertos!).

E adivinha quem pode estar nesses aerossóis? Ele mesmo, o covid.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo "quem tá chocada sou eu"

Mas tenho boas notícias, tripulação: as máscaras N95/PFF2 não custam caro. Dá pra achar máscaras a partir de R$ 1,99! E este site aqui lista algumas opções pra você ver.

"Mas Capitã, elas não são reutilizáveis, né?"

São reutilizáveis, sim!! Só não são reutilizáveis pra sempre, mas a sua máscara de pano que tá fazendo aniversário também não é e você já deveria ter se livrado dela há MUITO tempo.

Pra usar de novo uma máscara PFF2, você precisa deixá-la quietinha, num lugar arejado mas sem sol, de 3 a 7 dias. Uma boa opção pra quem precisa sair todos os dias pode ser comprar sete máscaras e ter a máscara da segunda-feira, da terça-feira... E por aí vai! 

E a vacina?

É verdade que a vacinação já começou, mas ainda vai demorar pra todo mundo se vacinar! E, mesmo quem já foi vacinado, precisa continuar cuidando de quem não foi. Por isso, usar a máscara é essencial até pra quem já tomou a vacina! Afinal, essas pessoas podem espalhar o vírus, e uma parte da função da máscara é justamente proteger as pessoas ao redor.

Por esse motivo, quem não encontrar as máscaras N95/PFF2 pode usar o combo máscaras cirúrgicas + máscaras de pano! As máscaras cirúrgicas são aquelas que têm um ferrinho para se ajustar ao nariz, e a máscara de pano tende a vedar mais, porque se ajusta mais ao rosto. Então, as duas juntas oferecem bastante proteção!

Mas, até que todo mundo esteja vacinado, o melhor a fazer é continuar praticando o isolamento social o máximo possível e usando máscara sempre que puser o pé na rua.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

Tripulação, agora é só pegar essas informações todas e adaptar à sua realidade!

Pode trabalhar de casa? Faça isso! Aqui no SOS Me Poupe!, eu tenho uma seção inteira falando sobre digitalização do seu negócio.

Não pode? Saia o mínimo possível, evite o máximo que puder estar em lugares cheios e fechados, e sempre, SEMPRE use sua máscara N95/PFF2.

Quer saber mais ainda? Assista à live completa que a Nath fez com o doutor Claudio: 

https://www.youtube.com/watch?v=BKYxcbo9a-s

Já pensou em mais alguém que precisa saber de tudo isso? Então, copia o link do post e manda pra todo mundo pelo WhatsApp se proteger na pandemia! 

Até a próxima, e lembre-se: espalhe só informações certas, e de fontes confiáveis! ;)

 

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados