VENDA MAIS

Medo de vender? Veja 4 dicas pra superar e começar a ganhar dinheiro

Você é daquelas pessoas que morrem de medo de pensar em vender o próprio produto ou serviço? Então, vem ler esse post pra superar o medo e ganhar dinheiro!

18h | 08 de dezembro 2020 Por Capitã SOS

Tripulação do SOS Me Poupe!, vai faltar espaço nesse convés hoje pra me ouvir (ou melhor, ler) sobre esse assunto. Afinal, em cada 10 batidas na minha cabine de marinheiras e marinheiros pedindo ajuda, 8,32 são de gente perguntando como perder o medo de vender! Tá bom, tá bom, eu não contei... Mas é MUITA gente mesmo!

E nem adianta olhar pro lado, porque eu sei que, se você tá aqui, é porque já sentiu vergonha na hora de fazer alguma venda. Mas, depois de ler esse post, vai estar preparada e preparado pra NUNCA MAIS deixar de ganhar dinheiro por vergonha ou medo de vender.

Afinal, você já parou pra pensar em quanto dinheiro deixou de ir pro caixa de sua empresa e pro seu bolso por causa disso???? 

"Caramba, Capitã, essa doeu..."

Desculpa, eu devia ter avisado. Mas, agora que já foi, vem ver as dicas que eu separei pra te ajudar a se livrar desse medo e vender muito!

1. Medo de ser inconveniente

Esse medo aqui provavelmente tem origem em alguma experiência que você já teve como cliente... Com um vendedor ruim! Afinal, se você já comprou alguma coisa que no fundo nem queria, mas se sentiu na "obrigação" de comprar por qualquer motivo, é porque o vendedor estava tentando resolver um problema DELE, e não seu.

Só que fazer uma venda nada mais é do que mostrar pro seu cliente que o seu produto ou o seu serviço são a solução pra um problema que ele tem! Então, só de saber isso, você pode ter a certeza de que, quando faz uma venda, não está sendo inconveniente, e sim ajudando alguém.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando para a câmera e piscando com um olho só

2. Conheça TUDO do seu produto ou serviço

O negócio, aqui, é saber não só as partes técnicas, mas também as coisas mais práticas. Assim, você garante que vai fazer mais do que ajudar seu cliente a resolver um problema: vai resolver um problema que ele ainda nem sabe que tem!

Por exemplo, imagine que você vende celulares, e uma pessoa pede sua opinião pra escolher um modelo novo. Você pode sugerir o mais caro, topo de linha, e tentar convencê-la que essa é a melhor opção... Ou pode perguntar pra que ela costuma usar o celular, e sugerir um modelo que atenda exatamente o que ela precisa.

Agora, pensa comigo: qual das duas coisas uma boa vendedora e um bom vendedor fariam? E, mais do que isso, qual das duas vendas teria mais chance de ser realizada???

Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

Além disso, quem conhece de trás pra frente e de dentro pra fora o próprio produto ou serviço já tem tudo na ponta da língua na hora de explicar por que ele é a melhor opção e de quebrar objeções do cliente.

"Quebrar O QUE, Capitã?????"

Quebrar objeção, marinheira e marinheiro! Esse é um jeito bonito de falar que, quando o cliente te contar um motivo pelo qual ele não tem certeza se o que você tá vendendo é pra ele, você vai conseguir mostrar que é, sim!

E, por fim, todo esse conhecimento também te traz mais confiança. E confiança é um antídoto poderosíssimo contra o medo de vender! Por isso, tire um tempo pra aprender sobre o produto ou serviço que oferece, pratique seu discurso de vendas, pense em possíveis objeções que o cliente pode ter e como você pode quebrá-las!

3. Cuidado com comparações!

Seu concorrente vende mais que você? Sua parceira de negócios bateu recorde de faturamento?? Parece que todo mundo tá com serviço na rua e produto na transportadora, menos você???

Antes de mais nada: calma. Respira fundo e solta devagar.

Pode fazer isso de verdade, eu só vou continuar depois que você fizer.

Fez?

Então, vamos em frente.

Tripulação, eu já falei aqui no meu blog do SOS Me Poupe! sobre como é importante ficar de olho na concorrência e em outras pessoas que você conhece. Mas é pra fazer isso de forma crítica! Ou seja, avaliar o que as outras pessoas estão fazendo e que você pode trazer pros seus negócios.

Por isso, tome cuidado pra que o que as outras pessoas fazem não te intimide e dê medo de vender, mas te inspire e impulsione a tentar algo novo. Afinal, se tá todo mundo vendendo, você também pode! Tente analisar o que algumas das pessoas que você admira fazem de diferente. Talvez você chegue à conclusão de que "não tem nada de especial"... Nada além de coragem.

Aliás, aqui cabe lembrar aquela frase: coragem não é não ter medo, mas ir em frente apesar do medo! ;)

4. De onde vem o medo de vender?

Pare pra pensar de onde vem o medo de vender, o que te causa vergonha nisso, o que dispara a insegurança na hora de oferecer seu produto ou serviço pra alguém... Afinal, quanto melhor você conhece esse monstro das profundezas do mar da insegurança, mais facilmente vai entender como derrotá-lo, ou evitar que ele apareça!

Além disso, você pode descobrir quais são seus próprios pontos de melhoria como vendedora e vendedor, e focar em desenvolvê-los. Dessa forma, a sua confiança vai aumentar e o medo vai diminuir.

Ah! Adivinha qual é uma boa forma de fazer isso? Acertou: indo atrás de cursos e livros que te ajudem a aprender mais sobre esses pontos. Como eu sou uma Capitã que faz TUDO pela própria tripulação, é claro que já separei alguns pra você:

UFA! Agora, quero ver esse medo de vender dar lugar a MUITAS vendas, clientes satisfeitos e dinheiro no bolso!!!

E, como dica boa é dica compartilhada, pode usar os ícones aí embaixo pra mandar este post pra mais alguém que você SABE que tem um produto ou um serviço incrível... Mas não consegue ganhar dinheiro porque tem medo de vender. 

Até a próxima, e lembre-se: se der medo, vai com medo mesmo!

Câmbio, desligo!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados