CRECHE DE NEGÓCIOS

O que é o DAS e porquê todo MEI precisa ficar de olho nele

Entenda o que é o DAS para quem é MEI, o que está incluso nela, o valor e até como pagá-la, pra não ter problemas mais pra frente.

10h | 24 de outubro 2020 Por Capitã SOS

Tripulação autônoma e empreendedora do SOS Me Poupe!, sua Capitã tem um pronunciamento especial que talvez você já saiba, mas não custa relembrar. E é sobre o DAS, que todo MEI já ouviu falar! Essas três letrinhas facilitam a vida de quem tem um CNPJ. Mas, se não prestar atenção nelas, você também pode acabar se enrolando...

Então, neste post você vai entender o que é o DAS para quem é MEI, o que está incluso nela, o valor e até como pagá-la, pra não ter problemas mais pra frente.

E, vai por mim, muita gente tem problema por causa do DAS simplesmente porque não teve alguém que virou e gritou assim no ouvido da pessoa: MARINHEIRA E MARINHEIRO, JÁ PAGOU O DAS DESSE MÊS?? OU COLOCOU NO DÉBITO AUTOMÁTICO??

Como eu sou uma Capitã elegante, não vou gritar na sua orelha, vou só escrever tudo maiúsculo. Mas, antes, deixa eu te explicar o que é o DAS!

DAS: o que é e o que tem a ver com MEI?

DAS é a sigla de Documento de Arrecadação do Simples Nacional. E o Simples Nacional é, de forma bem resumida, um tipo de imposto criado pra Microempresas e Empresas de Pequeno Porte pra facilitar a vida desse pessoal. Afinal, ele abrange em uma coisa só todos os tributos e contribuições que essas empresas precisam fazer para os governos federal, estadual e municipal!

Ou seja, tudo que você precisa pagar de imposto está em uma guia só, com um valor fixo pra pagar todo mês. BEM melhor, né?

"Capitã, falou em pagar imposto eu já tô tremendo. Quanto eu preciso pagar sendo MEI??"

#PRATODOSVEREM: Nath no estúdio, de colete vermelho, com as mãos levantadas e dizendo: "CALMA!"

CALMA que eu vou te contar. Mas, antes, eu quero te falar mais sobre o que tá na DAS, pra você entender sozinha e sozinho se "vale a pena" ou não pagar.

E eu digo "vale a pena" entre aspas mesmo, porque não é algo que você pode escolher pagar. Se não pagar, vai ter multa e pode até ter o seu CNPJ suspenso - e, aí, além do prejuízo pagando o DAS atrasado, ainda vai perder negócio.

Por isso que é SUPER importante que você entenda o que é o DAS, pra que ele serve e como pagá-lo. Então, presta bastante atenção que o que eu vou falar agora pode ser decisivo no rumo da sua empresa! E porque marinheira e marinheiro do meu navio não perde negócio por besteira.

Por que pagar o DAS?

Além de "porque é responsabilidade sua como microempresária e microempresário ou dona e dono de uma pequena empresa", deixar o DAS em dia permite que você aproveite todos os benefícios da formalização!

Quer ver quais são eles? Então, dá uma olhada na lista:

  • Emissão de nota fiscal, o que garante que você tá com tudo regularizado e dá mais confiança pros seus clientes
  • Vender para outras empresas e até pro governo
  • Ter acesso a crédito para empresas
  •  Aproveitar direitos e benefícios como aposentadoria por idade ou invalidez, salário-maternidade, auxílio-doença e até pensão por morte para a sua família.

Ou seja, só por pagar essa guia mensal que é o DAS você pode aproveitar TUDO que um CNPJ te traz, inclusive os benefícios previdenciários. Além, claro, da formalização poder te trazer mais oportunidades de negócios, ao vender pra empresas e pro governo!

Agora, vamos falar do que você quer saber, marinheira e marinheiro: qual o valor dessa guia?

Quanto custa o DAS para MEI

Como eu já te falei, o DAS tem um valor fixo todo mês. Ou seja, a não ser que você deixe de pagar, não vai ter nenhuma surpresa em relação a tributos e contribuições. Afinal, ele não depende do quanto você vender, nem de quantas notas emitir como MEI!

E qual o valor do DAS? Bom, ele depende de duas coisas: o salário mínimo e o que você faz, já que o valor é de 5% do salário mínimo + 1 real para comércio ou indústria (ICMS) ou 5 reais para serviços (ISS).

Aliás, por depender do salário mínimo, todo ano o DAS sofre um pequeno reajuste. Mas, de modo geral, o valor fica em torno de 60 reais.

Agora, tripulação, um momento de reflexão! Depois de todas as vantagens que eu te contei, menos de 60 reais é um EXCELENTE valor pra pagar todo mês, vai???

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

Eu já falei que tem que pagar, então não vou insistir nisso... Tá, só mais uma coisa que preciso te contar: o DAS que não for pago vai ficar rendendo juros até você pagar. E essa dívida não caduca! Mas, pelo menos, dá pra parcelar.

"Caramba, Capitã, agora eu tô até com medo de estar devendo algum DAS..."

Então, melhor conferir, né? É só ir no Portal do Empreendedor e clicar em "Serviços". Depois, vá em em "Pague sua contribuição mensal" e selecione como prefere pagar: com pagamento online ou boleto. Na janela que se abrirá, você vai poder ver se tem alguma pendência e regularizar!

E como um MEI pode pagar o DAS?

Existem três possibilidades: boleto, pagamento online ou débito automático.

Pra qualquer uma dessas opções, o caminho é o mesmo que eu falei aí em cima: abrir o Portal do Empreendedor, ir em "Serviços", "Pague sua contribuição mensal" e escolher a forma de pagamento.

Para boleto ou pagamento online, você vai precisar fazer isso todo mês. No entanto, se escolher o débito automático, é só cadastrar e todo mês o valor é debitado automaticamente (han han???) da sua conta.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

Tripulação, depois desse super guia do DAS, você só tem uma missão, mas ela pode variar:

Se já é MEI, ver no Portal do Empreendedor se tá tudo certo com os pagamentos mensais.

Se ainda não é, clicar aqui e ler o post que eu já fiz contando TUDO pra você se formalizar!

Já que esse post te ajudou, manda ele pra uma amiga ou amigo que você tem CERTEZA que tá enrolado no pagamento da guia do DAS e é MEI. É só usar os botões aí embaixo pra fazer isso!

Até a próxima, e não se esqueça: PAGUE O DAS TODO MÊS! (falei que eu era elegante e só ia escrever em letras maiúsculas, não ia gritar!)

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência conosco. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade