PASSO A PASSO

Passo a passo: venda mais no WhatsApp com listas de transmissão!

Conheça um jeito de oferecer seus produtos e seus serviços pelo celular, usando SÓ o WhatsApp: são as listas de transmissão!

09h | 10 de outubro 2020 Por Capitã SOS

Lembra de quando eu te ensinei a vender mais com o WhatsApp e o Instagram, marinheira e marinheiro? Pois hoje vou te ensinar um outro jeito de oferecer seus produtos e seus serviços pelo celular, usando SÓ o WhatsApp: são as listas de transmissão!

O WhatsApp tem essa funcionalidade que pouca gente conhece, mas pode ser bem útil pra mandar as ofertas certas pras pessoas certas e aumentar suas chances de fechar vendas!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando para a tela com a Margarete e falando "duvida?"

Interessante, né?! Então, já fica com o seu celular aí do lado pra ir acompanhando o passo a passo e ver como é simples de usar as listas de transmissão!

Mas o que são as listas de transmissão do WhatsApp?

"Capitã, antes de começar, me explica o que são essas listas de transmissão?"

CLARO, tripulação! Aliás, eu já ia fazer isso.

É o seguinte: com as listas de transmissão, você pode enviar mensagens pra VÁRIOS contatos do seu WhatsApp de uma vez só. E não, não é tipo um grupo! Afinal, a pessoa recebe essa mensagem como se fosse uma conversa só sua com ela.

Ou seja, é mais pessoal que um grupo, sem contar que é muito mais eficiente e simpático!

Pensa aqui comigo: se você tem um grupo com 100 pessoas e manda uma oferta lá, logo depois pode ter 100 pessoas enviando mensagem no grupo pra saber mais informações! Então, quem chegar mais tarde talvez nem veja a sua oferta, só veja que tem centenas de mensagens não lidas...

Por isso, as listas de transmissão são um recurso excelente pra você se conectar com vários clientes de uma vez só e conseguir dar toda a atenção pra cada um deles.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo "quem tá chocada sou eu"

Vamos pro passo a passo!

1. Crie uma lista de transmissão

É um pouco diferente fazer isso em Android e ou em iPhone. Então, vou contar como é em cada um:

Pra quem tem Android: abra seu WhatsApp, toque nos três pontinhos no canto superior direito e em "Nova Transmissão".

Pra quem tem iPhone: abra o WhatsApp e toque em "Listas de transmissão". Em seguida, toque em "nova lista".

2. Selecione os contatos pras suas listas de transmissão

A partir daqui, é igual pros dois: é só selecionar os contatos e tocar no "check" verde, no Android, ou em "criar", no iPhone. Você pode selecionar até 256 pessoas em uma lista!

Em seguida, aparecerá uma janela como a de qualquer conversa no WhatsApp: essa é sua lista de transmissão! Agora, qualquer mensagem que você enviar nessa janela será enviada pra todos os contatos que você selecionou na etapa anterior. Além de textos, você pode enviar fotos, vídeos, GIFs... Tudo que você manda em uma conversa privada, pode mandar numa lista de transmissão.

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz "PRESTA ATENÇÃO"

Mas atenção! As pessoas só recebem suas mensagens enviadas desse jeito se tiverem seu contato salvo no celular delas, ok? Por isso, é uma boa incentivar seus novos clientes a salvarem seu número também!

3. Renomeie suas listas de transmissão

Lembra que eu te falei que as listas de transmissão estavam aí pra te ajudar também a se organizar? É pra isso que você precisa renomeá-las. Afinal, assim você consegue separar seus clientes por perfis diferentes e fazer ofertas que eles provavelmente vão se interessar!

Por exemplo, vamos supor que você venda marmitas caseiras e tenha opções veganas. Você pode criar uma lista de transmissão só com seus clientes veganos. Assim, eles só vão receber suas mensagens sobre esse tipo de produto!

Ou, então, você quer oferecer um desconto especial pra quem não compra com você há mais de dois meses, pra incentivar essas pessoas a comprarem de novo. É possível separar esses contatos e mandar a mensagem numa lista de transmissão só pra eles!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

Mais uma vez, o processo é um pouco diferente pra quem tem Android ou iPhone:

Pra quem tem Android: abra uma lista de transmissão, clique nos três pontinhos no canto superior direito e em "Dados da lista de transmissão". Então, é só clicar no ícone do lápis e mudar o nome da lista.

Pra quem tem iPhone: abra as listas de transmissão, clique na lista que quer renomear e digitar o nome em "Nome da lista".

Dica extra: no WhatsApp for Business, que é uma versão do WhatsApp focada em negócios, você tem acesso a estatísticas dessas listas de transmissão! Ou seja, dá pra saber quantas pessoas abriram sua mensagem e ir entendendo o que funciona melhor com cada público.

4. Tenha um banco de dados super atualizado!

Deixa eu adivinhar: quando eu falei aí em cima que você pode criar listas personalizadas e mandar ofertas exclusivas pra cada perfil de cliente, você na mesma hora falou assim:

"Capitã, como é que eu vou saber disso????"

E a resposta é: colocando o passo 4 em prática!

Um bom jeito de fazer isso é ter um banco de dados super atualizado e detalhado pra entender cada cliente! Você pode fazer isso numa planilha, por exemplo, e ir preenchendo a cada nova compra.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

Nessa planilha, você pode colocar o nome, telefone, email e endereço do cliente, se tiver. Lembrando que, já que estamos falando de listas de transmissão do WhatsApp, ter o WhatsApp dele é importantíssimo!

Então, coloque as informações que sejam relevantes pra essa estratégia de vendas. Por exemplo: que produtos ou serviços esse cliente comprou? Quando? Quanto foi que ele gastou? Ele tem alguma preferência - por exemplo, se vende roupas, qual o tamanho?

Com tudo isso, você consegue fazer recortes diferentes na sua base de clientes, e oferecer coisas que possam interessar a eles.

Lembre-se: é OBRIGATÓRIO que o que você mandar pro seu cliente no WhatsApp seja interessante pra ele!

E, por isso, não precisa ser só oferta: você pode mandar dicas úteis de vez em quando relacionadas ao seu produto e que sejam relevantes pra cada lista de transmissão.

Preparar, transmitir, vender!

Marinheira e marinheiro, agora é com você!

Você pode começar criando esse banco de dados com os seus clientes mais recentes e, com ele, criar suas primeiras listas de transmissão. Assim, vai pegando o jeito aos poucos!

E sabe o que é mais legal? Depois de ter enviado a mensagem pra lista de transmissão, você vai poder dar um atendimento super personalizado pros que se interessarem e responderem. E, como você já sabe, um bom atendimento ao cliente é ESSENCIAL pra garantir mais vendas!

Gostou da ideia?! Então manda esse post pra mais alguém que você sabe que tá quebrando a cabeça pra descobrir um novo jeito de vender mais!

Até a próxima, tripulação! E lembre-se: tudo é impossível se você nunca tentar.

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados