CRECHE DE NEGÓCIOS

O que vem depois da Black Friday: o pós-venda!

A Black Friday ainda nem chegou, mas você já pode pensar depois dela: no pós-venda! Entenda por que isso é importante e comece a preparar seu atendimento.

20h | 17 de novembro 2020 Por Capitã SOS

EU SEI, eu sei, a Black Friday nem chegou e eu já tô falando de pós-venda! Mas o tempo voa, marinheira e marinheiro, e eu quero que você esteja esteja com tudo prontíssimo pra não ter nenhuma surpresa nem antes, nem durante e nem depois da sua maratona de vendas.

Por isso, depois de mostrar como arrumar o estoque, pensar nas promoções e caprichar no marketing, eu vou te mostrar o que você PRECISA garantir que esteja nos trinques pro seu pós-venda! Além disso, vou te dar uma dica pra aproveitar a Black Friday pra fidelizar ainda mais clientes!

Uma palavra: velocidade!

Se você pudesse focar em só uma coisa no pós-venda, marinheira e marinheiro, eu diria pra mirar nessa: a velocidade pra resolver qualquer problema.

Afinal, a Black Friday, como qualquer período de liquidação, gera uma ansiedade no cliente: ele quer que a compra chegue logo! E, se tiver qualquer problema, também vai querer resolvê-lo o mais rápido possível.

Só que, com toda essa ansiedade, você consegue imaginar o que acontece se ele não for atendido logo, né? Isso mesmo: frustração. E cliente frustrado não volta, não fala de você pros amigos... Por isso, esteja atenta e atento, pronta e pronto pra falar com seus clientes assim que eles precisarem de você. Seja antes, durante ou depois da venda!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri dizendo "Quem avisa amigo é"

Canais de atendimento no pós-venda da Black Friday

É muito importante que, se algum cliente quiser falar com você sobre qualquer coisa, ele consiga. As formas de fazer isso são chamadas de canais de atendimento. Alguns deles podem ser o WhatsApp, o Instagram, o Facebook, um email, ou, se você vende em algum site como o MercadoLivre, a própria plataforma.

Você precisa ter todos? NÃO!

O que você precisa é garantir que todos eles funcionam, ou seja, seus clientes conseguem falar com você pelo canal, e você consegue respondê-los rapidamente.

Também é interessante ter mais de um. Afinal, assim você não dá só uma opção pra pessoa te encontrar. Imagina se o canal de atendimento da sua loja é só o WhatsApp... Só que seu cliente não tem WhatsApp! Por isso, tenha mais de uma possibilidade.

Mas CALMA! Não é pra se empolgar e sair criando TODOS os canais de atendimento. Afinal, você vai precisar respondê-los. E, aí, pode ser que o bicho pegue...

Aprenda a delegar!

Mas... Vamos supor que você faça 100 vendas na Black Friday. Dessas 100, 60 te mandam mensagem com dúvidas diferentes: uma quer saber se o pagamento já foi aprovado, outra quer o código de envio do produto, outra está reclamando que o produto ainda não chegou...

Agora, imagine que resolver cada um desses problemas vai demorar pelo menos uns três minutos. Foram 180 minutos, ou seja, duas horas e meia. E, assim que você responde cada um desses clientes, eles respondem outra coisa em seguida!

Nathalia Arcuri tímida, se escondendo atrás das mãos

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tímida, se escondendo atrás das mãos

Deu pra imaginar o CAOS??

Então, vou deixar essa primeira dica pra você ter aí no seu radar de treta. Pode ser que você precise, pode ser que não. Mas, se precisar, delegue.

"Como assim, Capitã?? Minha empresa sou só eu!"

Talvez você precise de ajuda de alguém. Pode ser alguém da sua família, uma amiga, ou até uma assistente virtual pra te ajudar a responder todo mundo. Mas lembre-se que o resto da sua empresa não pode simplesmente PARAR porque você está respondendo outros clientes, hein???

Afinal, a Black Friday passa e a vida continua! E falando nisso...

O começo da fidelização

Com a Black Friday, você provavelmente vai conseguir um monte de clientes novos. Essa é uma EXCELENTE oportunidade pra fazer duas coisas que podem resultar na fidelização dessas pessoas! Isto é, fazer com que elas tenham boas lembranças de comprar com você, e voltem a fazer isso no futuro.

A primeira coisa é agradecer. Simples assim! E eu sei que você é uma pessoa educada e já faz isso naturalmente... Mas dá pra dar um passo a mais, não dá?

Você pode enviar um bilhete agradecendo o cliente pela preferência... Escrito à mão! Ou, então, mandar um brinde especial pra quem comprou na Black Friday - algo simples, mas que mostre que você se importou um pouco mais com esse cliente, como um ímã de geladeira ou um marcador de livros...

Essas são pequenas coisas que demonstram atenção e pegam SUPER bem!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri fazendo um coração com a mão e dizendo "Obrigada"

A segunda coisa pode ser pedir a opinião do cliente! Uma forma muito prática de fazer isso é com um formulário online. Assim, é só escrever uma mensagem explicando que é muito importante pra você saber como foi a compra da pessoa e mandar o link.

Essas respostas são um verdadeiro tesouro pro seu negócio. Afinal, a partir delas, você pode avaliar o que agradou e o que pode melhorar!

Viu só como é importante cuidar do cliente também no pós-venda da Black Friday, tripulação?!

Não perca essa oportunidade de, além de vender muito, conseguir novos clientes que vão continuar com você depois que a promoção passar!

Anotou as dicas no caderninho no sucesso?! Então, também use os botões aí embaixo pra mandar esse post pro seu cunhado que já tá até anunciando as promoções de Black Friday, mas nem sabia que pós-venda é algo que existe.

Até a próxima, e lembre-se: a Black Friday acaba e começa o Natal!

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados