CRECHE DE NEGÓCIOS

Quer transformar seu hobby em profissão? Leia isto antes!

Quem não gostaria de trabalhar com o que ama, né?? Veja como transformar seu hobby em profissão - e se é mesmo uma boa ideia!

17h | 03 de março 2021 Por Capitã SOS

O sonho de TODO MUNDO é trabalhar com o que mais ama, né, marinheira e marinheiro? E eu tenho certeza que você já pensou em transformar o seu hobby em profissão!

Então, hoje eu quero falar com quem gostaria de ganhar dinheiro fazendo algo totalmente diferente do trabalho que tem hoje... Mas com algo que AMA fazer! Então, se você tá pensando em guiar seu caminho do empreendedorismo a partir do seu hobby, continua lendo que sua Capitã vai te ajudar nessa jornada!

E pode se ajustar na cadeira, porque vamos ter um papo sério aqui e talvez não seja exatamente o que você quer ouvir... Mas eu tô aqui pra te ajudar, combinado?

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz "PRESTA ATENÇÃO"

Qualquer hobby pode virar profissão?

Na teoria, tripulação, sim. Na prática, talvez não!

Isso porque, primeiro, talvez seu hobby não seja algo pelo que as pessoas se interessam a ponto de gastar dinheiro com ele. E, em segundo lugar, porque talvez você não consiga trabalhar diretamente com ele.

Quer um exemplo? Alguém que tem como hobby jogar videogame talvez não tenha as habilidades pra desenvolver um jogo. Pode aprender, claro! Afinal, é como eu sempre digo que, se você não sabe algo, é só aprender.

Só que, nesse caso, você pode trabalhar em outras coisas relacionadas ao seu hobby! Quem gosta de videogame pode trabalhar criando roteiros, fazendo o marketing de algum estúdio independente, fazendo animações para o jogo... 

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, com as mãos na cabeça dizendo "De repente falei: caramba!"

Por isso, talvez seu hobby não seja EXATAMENTE a coisa com a qual você trabalha, mas dá pra trabalhar em algo relacionado a ele. E pode até ser algo próximo do que você já faz, ou então você pode aprender uma nova habilidade pra isso!

Olhe o mercado!

Não é o mercado onde você faz suas compras do mês, tripulação!!!

É o mercado onde você vai se inserir com o seu hobby. Gosta de fazer artesanato? Descubra que tipo de artesanato tá em alta, como as pessoas vendem as peças, os preços, a logística... Ou seu negócio é bolos decorados pra festa? Pode fazer a mesma pesquisa! Seu negócio é dar aulas de algum idioma, ou ensinar algo que você já faz muito bem? Descubra se tem procura pelo assunto, como outros professores costumam anunciar as aulas, o que eles usam como material, qual o valor que costuma ser praticado. 

"Capitã, você já me falou disso antes..."

Já mesmo, tripulação! Gosto de marinheira e marinheiro que presta atenção.

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, com cabelo preso, e no estúdio, forma um coração com as mãos e diz "Obrigada"

Essa tal dessa pesquisa de mercado é algo que você precisa fazer pra QUALQUER empreendimento, seja na hora de transformar seu hobby em profissão, seja qualquer outra ideia que você tiver. Afinal, é ela que vai te dizer se dá pé ou não perseguir essa ideia!

Cuidado com a leitura errada, tripulação! Às vezes, você pode descobrir que NINGUÉM faz o que você quer. Isso significa que você encontrou um tesouro perdido?? Talvez... Mas também pode significar que ninguém faz porque ninguém quer comprar! Por isso, é obrigatório fazer uma pesquisa aprofundada, cheia de hipóteses pra serem confirmadas ou descartadas, pra você não acabar entendendo tudo do jeito errado.

Converse com quem já está lá 

Parte dessa pesquisa pode ser justamente com quem já trabalha com isso, ou pelo menos uma área próxima, e pode te contar de como foi parar ali. Sabe quando eu te digo que é importante fazer as perguntas certas pras pessoas certas? Agora, é hora de colocar esse conselho em prática.

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

Ao conversar com quem já fez isso, você pode entender quais foram as motivações dessa pessoa, os desafios que encontrou e, principalmente, se a expectativa de realização profissional se cumpriu! Afinal, um bom hobby pode não ser um bom trabalho.

AH! Não precisa falar só com quem gosta da mesma coisa que você. Procure outras pessoas que você conhece que começaram um negócio pra transformar o próprio hobby em profissão pra ter outros pontos de vista! Suas referências não precisam ser exatamente da mesma área na qual você quer trabalhar, e procurar gente de outros setores pode até trazer ideias diferentes!

Transformar seu hobby em profissão é uma boa?

Antes de se jogar de cabeça em transformar o seu hobby na sua profissão, vale dar uma pensada se você quer mesmo trabalhar com ele. Afinal, um hobby é algo que você faz pra relaxar. E toda profissão exige dedicação e responsabilidade.

Então, você está disposta e disposto a levar esse compromisso pra algo que você faz quando quer espairecer?

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri está vestida com blusa verde e paletó vermelho. Sentada em um sofá, num estúdio decorado de lâmpadas amarelas, ela faz de cara de quem entende a sua dor.

Se a resposta for sim, manda ver! Mas, se não tem certeza, é melhor ir testando aos poucos e descobrir como você se sente ao profissionalizar algo que faz pra passar o tempo.

Acredita na sua Capitã! Tem MUITO mais coisa envolvida em um negócio: funções administrativas, o financeiro, a divulgação, atendimento ao cliente... Todas essas coisas precisam ser feitas pro seu hobby virar sua profissão, e, talvez, elas sejam feitas por você no começo.

Por isso, quero terminar o post com uma tarefa pra você: pense em pelo menos 3 hobbies que tem e com os quais gostaria de trabalhar. Em seguida, pense em que habilidades já tem pra cada um deles, e quais ainda precisa desenvolver. Por fim, pense nesse trabalho de bastidores que acabei de te contar, e avalie pra quais dos seus hobbies você está disposta e disposto a fazer tudo isso!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando para a câmera e piscando com um olho só

Achou pelo menos um? Então, pode por todas as dicas que te dei aqui em prática!

Agora, que tal mandar esse post pra sua amiga que ama fazer bolo e vive dizendo que quer viver disso?? Ou pro seu amigo que adora futebol e já pensou em abrir uma escolinha??

Até a próxima, e lembre-se: 

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados