DIGITALIZE JÁ

Terapia online: 5 ferramentas para você fazer seus atendimentos psicológicos à distância

Sério: o Conselho Federal de Psicologia autoriza a terapia online! Então me diz uma coisa: você já tá atendendo pela internet? Não?! Então, pega o bloquinho e senta no meu divã que eu te ajudo a começar a fazer isso ainda hoje!

17h | 14 de maio 2020 Por Capitã SOS

Se tem uma profissão que tá em alta, é a psicologia! Afinal, haja terapia online pra passar por uma pandemia que vem acompanhada de uma crise econômica como essa. A vida de todo mundo mudou muito rápido: isolamento social, insegurança com o futuro, tem gente que perdeu o emprego, que tá com muito medo de ficar doente…

É coisa demais pra lidar sozinho, né?!

Mas ainda bem que você, psicóloga ou psicólogo, existe! Além de ajudar a acalmar os ânimos - e as mentes! - de quem está tentando segurar essa barra que é o coronavírus, vocês podem fazer seus atendimentos pela internet. Sério: o Conselho Federal de Psicologia permite a terapia online desde 2005!

Então me diz uma coisa: você já tá atendendo pela internet? Não?! Então, pega o bloquinho e senta no meu divã que eu te ajudo a se tornar especialista da terapia online ainda hoje!

A “sala virtual” é seu divã na terapia online

Em primeiro lugar, pra fazer o atendimentovocê precisa de uma boa conexão com a internet. Mas isso você já tem, senão nem estava me lendo aqui, né?

Em seguida, seu próximo passo é criar uma “sala virtual” com o seu paciente.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri fazendo uma careta

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri fazendo uma careta

 

Não me olha com essa cara, porque eu juro que é simples!

Aliás, já separei cinco aplicativos e sites de vídeochamada que te permitem fazer isso de forma rápida, gratuita e indolor!

5 aplicativos pra atender os pacientes da terapia online

1. WhatsApp: todo mundo tem, né? Isso já facilita muito! Além disso, o WhatsApp permite fazer chamadas de vídeo de forma simples, e com até 8 pessoas ao mesmo tempo!.

Não sabe como faz? Calma que te ensino:

  • Abra a janela de chat com a pessoa com quem você vai conversar por vídeo
  • Clique no desenho da filmadora que aparece no canto de cima, à direita
  • E pronto, você já pode conversar por vídeo entre duas pessoas!

2. Google Hangouts: funciona tanto no celular quanto no computador, o que pode ser mais confortável. Além disso, é possível criar um link exclusivo para a “sala” de cada paciente. Dessa forma, você e cada paciente vão usar esse mesmo link em toda consulta! 

3. Google Duo: é focado em videochamadas, ou seja, não dá pra usar o chat nesse aplicativo. Também tem versão para o celular e para o computador, e nem precisa baixar um programa: ele funciona direto no navegador mesmo. 

4. Skype: o pioneiro das videoconferências! É preciso ter uma conta na Microsoft (um email que termine em @hotmail.com) para acessar. Pra fazer as consultas, você e seus pacientes devem ter o Skype instalado no celular ou no computador.

5. Zoom: virou o cristal das videochamadas de negócios durante a pandemia! O Zoom faz encontros gratuitos de até 40 minutos e conecta até 100 pessoas ao mesmo tempo, de graça. Funciona muito bem para atendimentos coletivos - como terapias de casal, por exemplo, ou aquele grupo de estudos ou de supervisão. O Zoom também fornece um link para a sala, que pode ser reutilizada no futuro, e dá pra colocar até senha pra entrar na conversa - ou seja, um passo a mais de segurança.

Como conseguir novos pacientes pela internet

Já escolheu a ferramenta, mas a clientela diminuiu? É hora de encontrar novos pacientes pra fazer terapia online!

Você pode oferecer seu atendimento em sites especializados, onde psicólogas e psicólogos que trabalham pela internet anunciam seus serviços.

É o caso do Psicologia Viva, Telavita, Fala Freud, 99Psico, OrienteMe, Vittude e Zenklub.

Outra ideia é se cadastrar em sites de atendimento médico, que também incluem os cuidados com a saúde mental nas práticas oferecidas, como o Doctoralia e o HelpSaúde.

Além de garantir que seu nome e telefone cadastrados nos sites especializados da área da saúde, você também pode avisar as pessoas que está fazendo atendimentos de terapia online!

Por exemplo, informe seu novo formato de atendimento psicológico virtual em grupos do Facebook na sua região, nas suas próprias redes sociais e também aqui no SOS Me Poupe! A gente tem uma seção especial para você apresentar seus serviços na nossa plataforma. Dá uma olhada! 

Bru Andriotto de boina olhando por uma lupa, com a legenda "Tá bom!"

#PRATODOSVEREM: Bru Andriotto de boina olhando por uma lupa, com a legenda "Tá bom!"

Aí sim!  Agora você já está com tudo pronto pra começar a atender seus clientes online!

E como receber o pagamento?

Muitos psicólogos preferem receber pessoalmente, em dinheiro.

Isso quer dizer que, em meio à pandemia, você vai ficar sem ganhar? Ou vai se arriscar para encontrar seus pacientes pessoalmente para que eles te paguem?!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, com sua colher de pau na mão, dizendo "Não! Não faça isso!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, com sua colher de pau na mão, dizendo "Não! Não faça isso!"

NÃO FAÇA ISSO!! 

Se o objetivo de atender pela internet é ficar cada um na sua casa, não dá pra sair pra pegar dinheiro, né?

Mas eu tô aqui pra resolver seus problemas e vou resolver mais esse: dá pra usar meios de pagamento digitais, sem sair de casa, só com um celular na mão.

Quer mais vantagem? Com os pagamentos digitais, você pode diversificar o modo de pagamento, incluindo boletos ou cartão de crédito (e sem precisar da maquininha!), além da transferência bancária.

Não tá bom de vantagem? Então, aqui vai mais uma: você pode mandar ordens de pagamento por email, e elas funcionam como lembretes para seus pacientes!

Além disso, tem os que permitem configurar um pagamento recorrente, como se fosse receber uma mensalidade, o que também ajuda a diminuir o calote culposo, aquele feito sem maldade, a esquecidinha do pagamento que é tão chata de cobrar.

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

“Ih, Capitã, mas será que esses pagamentos digitais funcionam pra quem não tem loja?!”

Sim! Pagamentos digitais funcionam pra todo mundo que tem um pagamento pra receber.

Pra saber direitinho como funciona e com todas as informações pra você escolher a forma de pagamento digital que funciona melhor pra você, eu escrevi esse post aqui com tudo explicado!

Do outro lado do divã

Agora que você já sabe quais são as ferramentas pra atender seus pacientes, consegue até encontrar novos clientes e garantir que a terapia online vai ser o mais próximo possível do atendimento num consultório, é hora de por tudo em prática! 

Avise seus pacientes que você continua atendendo pela internet, seja encontrada e encontrado por pessoas que precisam de ajuda profissional neste momento e mantenha seu negócio funcionando, tudo isso enquanto ajuda muita gente a passar pela crise com mais leveza!

Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

“Não sou psicóloga, mas tô precisada de uma terapia!”

Ótimo!! Procurar ajuda para cuidar da sua saúde mental em qualquer momento é sempre, sempre, eu disse SEMPRE uma boa ideia!

Por isso, eu criei essa imagem aí embaixo com várias formas de encontrar uma psicóloga ou um psicólogo pra te atender <3 

Ah: você pode salvar e mandar pra todo mundo no WhatsApp, ajudando ainda mais gente a cuidar da saúde mental.

Até a próxima, e lembre-se de lavar as mãos por pelo menos 20 segundos várias vezes ao dia!

 

Leia também


Compartilhe este post

Posts relacionados